sábado, 22 de agosto de 2009

Avatar's Day - As minhas impressões:

Dia 21 de Agosto, dia de Avatar é o dia em que os fans do Jim poderam ver em exclusivo cerca de 20 minutos em 3D de imagens do filme Avatar que têm estreia mundial agendada para 17/18 de Dezembro. A visualização cá em Portugal passou nos cinemas Zon-Lusomundo, o "Super-Hyped-Nasp" visualizou esses pouquíssimos minutos numa das salas em Lisboa-Colombo.

Devo primeiramente dizer que tal como viram no pequeno teaser trailer quem não conhece o enredo do filme também não ficou a conhecer muito mais com estas imagens exclusivas, que tal como o Cameron diz numa pequena introdução são imagens só da primeira parte do filme tudo para evitar "spoilers".

Em segundo lugar digo que não sou um fã de filmes em 3D! Experiencia ganha com 3 ou 4 filmes que vi nos últimos anos nos cinemas e que sempre que vejo um filme em 3D algo na minha cabeça fica doendo, para além do pequeno desconforto provocado pelos óculos, o que piora quando se têm de colocar óculos em cima de óculos!

Passando as imagens, são divididas em 7 ou 8 cenas, na primeira um general num discurso habitual de líder incentivando as suas tropas. Na segunda temos a Sigourney Weaver como uma doutora explicando ao Jake (Sam Worthington) como é o processo de ele transpor a sua mente nos Avatares, nesta cena vemos também dentro dos tanques os corpos Na'vi grandes e azulados!

Na cena seguinte as coisas aquecem um pouquinho mais com Jake a deitar-se dentro duma cápsula e posteriormente a entrar com a sua mente no seu Avatar, "é aqui que os meus olhos abriram o mais que puderam.... espantados" quando Jake começa a explorar e a controlar o seu novo corpo gigantesco e perfeito! Sim os Na'vi são criaturas perfeitas e reais para quem os vê, as expressões faciais são tão fantásticas que se tornam assombrosas ao mesmo tempo!!! Nesta cena também vemos um ou dois humanos perto do Jake e percebemos que os Na'vi são criaturas muitos altas com cerca de 2.5 a 3 metros de altura, vê-se também a cauda do Jake provocando alguns estragos no laboratório :)
Resumindo esta cena mostra que estamos perante um filme diferente de tudo o que já foi visto, as perguntas que se faziam de eles têm que ter cauda, ou eles têm cor azulada? Deixaram de fazer sentido pois já não imagino um Na'vi de outra forma e que afinal isto é muito mais real e diferente do que um videojogo. "BRAVO, espectacular trabalho dos técnicos da Wetta e do James Cameron".

Noutra cena e já na "selva" do Planeta Pandora, Jake juntamente com outros humanos nos seus corpos Na'vi vão explorando um rico planeta, nesta cena em particular apercebo-me que um dos Na'vi de corpo feminino é a Sigourney Weaver não só pelo reconhecimento da sua voz mas sobretudo pelas expressões faciais dela, o que me deixa novamente de olho esbugalhado.... depois até encolhi sentado na cadeira, que espectáculo! :) Vimos também alguns primeiros animais nativos do Planeta, alguns pouco amigáveis.

Na cena seguinte vimos o Jake um pouco diferente sem fatos ou sem armas, "sim ele tinha armas na cena que comentei anteriormente" vimos o Jake com a Princesa Neytiri (Zoe Saldana) ela salvando o Jake com o seu arco e flecha de uns curiosos animais caninos.! A Neytiri fala em Inglês com o Jake, mas também diz algumas palavras num dialecto desconhecido e não traduzido. "Nesta cena é onde começo a achar algumas coisas menos boas e até um pouco curiosas, na realidade o ecrã do cinema é demasiado pequeno para o que estava a ver, talvez seja exagero dá minha parte ao dizer isso, mas asseguro que não serei o único a ter esta estranha sensação, vão ver! Depois as legendas em particular distraem-nos um pouco do filme e fazem com que percamos alguns detalhes preciosos de fundo do filme." Esta não é uma sensação nova pois ela é comum dos filmes em 3D, embora aqui me pareça mais critica.

A seguir vem a cena mais bonita quando a Neytiri apaga a tocha que o Jake transporta no rio e vemos as plantas, e toda a fauna iluminadas com cores muito bonitas, de facto Pandorra é um Planeta muito vivo e bonito e Neytiri começará a mostrar todas estas belezas naturais ao Jake bem com a cultura dos Na'vi.
Seguindo logo para outra cena Jake vai ao encontro de um bando de "pássaros gigantes" ao qual Neytiri diz-lhes que ele vai ser escolhido por um e que ele terá que o dominar montando-o. São os pássaros gigantes que vemos no teaser trailer e que são como cavalos para os Na'vi, com a particularidade de voarem.

Na cena final vemos um épica batalha em CGI de combate entre os Na'vi e as maquinas voadoras dos humanos, é aqui que faz sentido dizer que é tal como um videojogo pois estamos a ver algo que deve de ser material 99% feito em computador, outro ponto menos bom se quiserem.

Como Resumo: Avatar será um filme destinado ao sucesso, isto independentemente do que as mais variadas opiniões vão dizer dele, falta ainda saber como se comportará o James Cameron como dramaturgo para este filme, sim porque o filme não poderá viver só da espectacularidade visual, claro que aqui e tendo o passado como exemplo o Jim é o cineastra mestre a mostrar o cinema como fonte de entretenimento e espectáculo ao qual junta obras ficcionais únicas na escritas que não lhes ficam atrás!

Verdade que uma visualização do filme será mais completa em IMAX 3D, pois e repetindo o ponto mais negativo, se é que e defeito é a tela de um cinema convencional ser demasiado pequena para a visualização desta obra, a isto junta-se as "malditas" legendas que não basta o "pequenez" da tela de cinema ainda somos distraídos com elas. Espero que na altura da estreia do filme ponham as legendas o mais normal possíveis pois o resto do filme já chega e sobra para ocupar os nossos olhos. Quem seja fluente na língua Inglesa uma visualização do filme sem legendas é que é. :)

Gostaria também de fechar estas impressões dizendo que todos os animais e criaturas do Planeta Pandorra bem como os humanoides ou Na'vis são criaturas que estão ou são reais fazendo todo o sentido as suas formas, não é nada tipo Star Wars com aqueles bares de ETs com formas que não lembram a ninguém.....:) , mesmo aquelas cores ora azuladas ora esverdeadas não podiam ser de outra forma e não são nada como a "moçita" verde que aparece no recente Star Trek. Na realidade acho que é o feito mais bem conseguido de tudo o que vi até agora, e também não posso deixar de dizer aquilo que gostei mais de ver logo deste o teaser trailer que foi a Princesa Neytiri, ela é lindíssima naquele corpo ágil e atlético!

E agora será um até....Dezembro ?

3 comentários:

  1. para quem, como eu, não viu o "avatar day" fico com bom impressão das tuas palavras.
    achei graça a iniciativa, coisa rara, mas arriscada também.
    cameron não pode esperar, nem deve pensar nisso, outro titanic.
    surpreender nos dias de hoje é difícil e ver o trailer no computador, pareceu "banal".
    mas meu bilhete esta garantido e venha lá dezembro :0)
    agora o "mister" não pode é ficar tanto tempo longe dos ecrãs! :0)
    bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Tenho pena de ter perdido isto, mas... também tinha essa impressão que isto seria filme para ver em IMAX 3D.

    Quanto à animação e gráficos, a fasquia começa a ficar tão elevada que qualquer pormenor menos bem conseguido irá imediatamente "saltar à vista".

    O que é certo é que em Dezembro lá estaremos.

    P.S. Continuo a achar o "3D" desnecessário, por esse mesmo efeito de dor de cabeça que dá.
    Dêem-me simplesmente projecção digital a 140fps ou coisa parecida, e já ficava feliz. :)

    ResponderEliminar
  3. Com o teu texto, deixaste-me com água na boca :P
    Parece-me como descreves, uim filme diferente - eu gosto da diferença quando bem feita, como parece-me o caso.
    Ficarei ansiosamente á espera... em relação aos filmes 3D é que não me agrada minimamente, nunca fui adepta desse tipo de filme, fico sempre com a cabeça com impressão...
    Bjks

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: