quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Router Thompson do MEO e o acesso wireless


Tens este router
em tua casa ?

Como já é do conhecimento geral, o serviço IPTV do Meo na grande maioria das instalações em nossas casas ficamos com router Speedtouch Thompsom "é aquele branquinho com a antena pequena". Na instalação a password wireless fica por defeito a do router que vêm de fabrica, essa password é também única por router.

Mas através de um algoritmo de calculo muito simples já existente na Web e também ele já transformado em programa executável para usar nos mais diversos aparelhos de acesso a Internet, é possível descobrir essa mesma password através do SSID do router.

Ora com as inúmeras instalações do MEO existentes por ai, existe Internet em qualquer lugar......., isso mesmo! Alguém pode já andar a navegar na Internet á sua custa, mesmo que viva isolado existem aparelhos com alcance de centenas de metros, se é porque tem tráfego ilimitado e não se chateia que "mamem" algum tráfego, eu lembro-vós que nem só de boas intenções vive o homem e ao ter acesso a sua internet e ao seu router os resultados podem ser catastróficos!!!

Por isso, e depois de ter ajudado um amigo a alterar a password deixo aqui este pequeno e muito simples "howto" para você alterar a sua password, a password que quase todos deixaram ficar.

Antes de começar quero dizer que estas alterações não mexem com qualquer definição das BOX ou de alguma PLC que tenha, só afecta os aparelhos Wireless, e que se por algum motivo efectuar o hard-reset ao router (carrega o botão reset durante uns segundos) todas as configurações são perdidas e volta-se ao inicio, tal como os técnicos do Meo deixaram.

Assim :
  • Para aceder ao router e utilizando um computador dentro da rede de casa digite no browser http://192.168.1.254
  • Aparecerá uma caixa a pedir username e password de acesso ao router: username=Administrator password=3!play



    1. Se tudo correr como esperado acabou de entrar na configuração web do router:
    2. Clique depois em WIRELESS :
    3. Clique depois em DETALHES:
    4. Nesta pagina é onde vai efectuar as alterações:
    • Vamos pensar que se alterarmos o ssid da rede, mais difícil será descobrirem a password e até saberem que estamos a usar o router Thompson, assim escolha um novo ssid........ "eu nas minhas redes utilizo sempre como ssid o endereço de um dos meus mails".
    • Depois escolha e digite uma nova password, não com menos de 10 letras e utilizando letras grandes, pequenas e números.
    • Escolha também a segurança WPA2, pois é muito mais segura e mais difícil de quebrar.
E pronto depois basta clicar em APLICAR, reiniciando também o router de modo a garantir que as novas configurações entram em "acção".

NOTA IMPORTANTE: Qualquer computador ou aparelho que tenha acesso ao router anteriormente por wireless terá que ser configurado agora com as novas definições e claro está com a password que agora só você a sabe.

16 comentários:

  1. espectaculo, em todo o google nao encontrei como achar a minha palavra pass e cheguei aqui e pronto, encontrei. Parabéns mano amei

    ResponderEliminar
  2. Boas amigo!!!

    Obrigadão!!!

    Agora já tenho mais velocidade!!!

    Haviam montes de hospedeiros...

    E só detectei porque o malwarebytes estava sempre a avisar, e em conversa com um amigo cheguei a essa conclusão!

    Estava mesmo tramado!!!

    Obrigado!
    Mário

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde!
    Excelente Post. Tentei e consegui alterar o SSID e a Pass do WPA2 só que o meu computador não agarrou a rede wireless com esta segurança, só funcionou com WEP e nas definições do windows tive colocar Rede Aberta e Segurança WEP.
    Cumprimentos ruinelsonsantos@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    Exite algum problema em ter posto definições do windows Rede Aberta e Segurança WEP?
    Cumprimentos ruinelsonsantos@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. @Rui Santos

    O Windows é o cliente e ai não existe qualquer problema.

    Podes e deves é usar WPA ou invês de usar WEP porque este protocolo de segurança (wep) já é bem antigo e não é totalmente seguro.

    ResponderEliminar
  6. Quando fala em reiniciar o router está a indicar para carregar uma única vez no botão do router ou é preciso desligar da corrente?? Obrigado

    ResponderEliminar
  7. @Anónimo

    Faz como kiseres que dá das duas maneiras :)

    Isto é só para teres a certeza que as definições wireless novas entram em "vigor", mas também acho que assim que alteras a password e fazes o APLICAR entram logo.

    @PARA TODOS :

    Não se esqueçam que se um dia carregarem no botão de reset do router por mais de 4 segundos ele volta aos defaults e terão que alterar novamente a password.

    ResponderEliminar
  8. Grande Post!! Só uma pergunta: se colocar a opção de "NÃO aceitar novos dispositivos"... assim já ninguém consegue aceder á rede, certo?

    Mesmo com password.

    Ou estou enganado?

    ResponderEliminar
  9. @Fernando J

    Se tudo correr como deve de ser nos settings do router em principio não dava para ligar mais nada... mas eu desconfiava sempre...

    Há mais tipos de seguraça, por exemplo limitar o numeros de IPs permitidos na rede (só a conta para os teus aparelhos) ou por Mac Address... no entanto não precisas de fazer isso, só facto de mudares o SSID do router (mesmo que não alteres a password) tás logo a criar um despiste nos possiveis hospedeiros :)

    Eles precisam do SSID original para descobrirem a password.

    ResponderEliminar
  10. Eu nao tou a conseguir entrar no router ou seja nao consigo aceder ao 192.168.1.254. e deve ser devido a alguma configuraçao do meu Pc que esteja a bloquear o acesso.
    Por acaso nao sabes a resolução para este problema.
    é k já tive outro router da meo e dava perfeitamente, tive de o trocar e agora nada

    Aguardo resposta
    Cump

    Obrigado

    ResponderEliminar
  11. @Anónimo

    Se o router for o mesmo (modelo igual) em principio o IP é igual.

    Utilizas o Windows ? Vai ao Painel de Controle/Ligações de Rede e nas propriedades e detalhes da ligação da placa de rede que tiveres a utilizar vê qual é o endereço do Gateway, deverá ser 192.168.1.254... ou digita ipconfig na linha de comandos

    Se for outro endereço tenta com esse, caso não consigas deverá mesmo ser algum problema que tenhas com o PC..

    Para resolveres tenta desligar a firewall e o anti-virus enquanto fazes a alteração, ou então arranca o PC com um LiveCD de Linux e faz a alteração assim.

    ResponderEliminar
  12. Obriado pela dica pois a minha pass é a que os técnicos deixaram mas agora vai deixar de o ser!

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Boa noite
    Excelente Post. Tentei e consegui alterar o SSID e a Pass do WPA2
    Cinco estrelas. Obrigado.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: