terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sanyo Xacti CG10 - Nova compra!

A Sanyo Xacti CG10, é a minha nova câmera de vídeo:

Precisava de uma câmera que filma-se em HD, sobretudo para colocar vídeos no YouTube, claro que teria que ser suficientemente pequena para usar dentro do bolso. O meu orçamento era de 300€....

Inicialmente tinha quase a certeza que a compra seria a Flip Mino HD , mas depois de uma pesquisa mais profunda e passado também pelas maquinas da Kodak como a ZI6, ou a ZX1 ou a novíssima Creative Vado HD, todas elas com algumas notas bem positivas na web, com a Flip e a Vado a destacarem-se no mais importante, a qualidade de vídeo....

Todas estas câmeras estavam bem abaixo dos 300€, sendo que a Flip e a Vado não tinham slot de cartões de memoria, o vídeo é armazenado na memoria interna 4Gb e 8Gb respectivamente, algo que acabou por não me satisfazer. Quanto ás maquinas da Kodak tinham a mais valia de serem alimentadas por pilhas recarregáveis AAA....


No meio destas hesitações acabei por descobrir a Sanyo CG10, que tal como a Sanyo gosta de dizer é uma Dual-Camera porque faz vídeos e tira fotos!

A CG10 é uma câmera um pouco mais cara que as anteriores, ainda assim dentro do orçamento previsto, apresentado uma qualidade de vídeo pelo menos igual ou superior a produzida pela Flip HD, "isto segundo algumas reviews que li na web". O suporte para os cartões de memoria SD/SDHC bem como o seu design tipo pistola e o seu grande ecrã de 7.6cm rotativo foram as principais valias na decisão da compra.

A Sanyo CG10 filma em HD 720p = MPEG-4 AVC/H.264 (óptimo para o YouTube), e tira fotos até 12MP (4000px x 3000px). Também consegue fotos com um rácio de 16/9 (7.5MP) e ainda filma e tira fotos tudo ao mesmo tempo!!

O Zoom Optico é de 5x, e a alimentação da câmera é feita através de bateria litio com uma duração estimada de 75minutos.... "eu ja esgotei a bateria muito antes desse tempo" tenho que comprar rapidamente uma bateria extra senão ainda fico lixado.. ):

As fotos em baixo foram feitas com a CG10, e como eu não sou nenhum expert em fotografia a qualidade destas pode ser ainda melhorada obviamente..... :

4/3 - 12MP ( 4000px x 3000px ) :


16/9 - 7.5MP ( 3648px x 2056px ) :

Quanto aos videos, e não sendo nenhum expert "para mais quando existe uma duzia de funções na cãmera que não sei para que servem" a qualidade também só tende a melhorar....

Tenho alguns videos de teste no Youtube, que podem ver ( Não se esqueçam de activar a função HD no Player para verem com melhor qualidade ) :


De Dia, de Noite, com Animais, ao Anoitecer

PS : Ao efectuar o upload para o YouTube os vídeos são convertidos por isso a qualidade é melhor sempre no original.

Com isto tudo não estejam a espera que eu faça um filme como o AVATAR..... nem com esta câmera nem com nenhuma outra eu era capaz de fazer isso...... :)

4 comentários:

  1. Realmente foi um investimento muito acertado para o objectivo proposto.
    Noto só que lhe faz alguma falta na filmagem a estabilização óptica...
    Mas ao já filmar em HD e tirar fotos em modo 16/9 tornam-na impressionante.

    Parabéns por todos os elementos que compõe o post, pois até parece simples mas deu aí uma boa trabalheira. Filmar, tirar as fotos, fazer upload para o YouTube em qualidade HD e tudo... Well done!!!

    ResponderEliminar
  2. @Luis

    Ainda há muitos amantes da pelicula, mas isso não é para mim, eu sou apenas um fotografo ou camera-man ocasional....

    @ArmPaulo

    A Camera tem uma função para estabilizar a imagem, deve de dar uma ajuda... Depois o camera-man geralmente treme muito :) Falta também o tripé.

    Foi quase uma compra perfeita, perfeito era ter no bolso um unico aparelho telefone/fotos/video, mas por melhor que sejam os telemoveis actuais em termos de fotografia e video...e já há muitos bons, as maquinas mais dedicadas andarão sempre a frente.

    cumpts a todos.

    ResponderEliminar
  3. Nossa, posso até imaginar como foi ver essa cena... Também só reconheceria pela voz.

    Nem sei quando vou ver um filme ou animação em 3D, aqui na minha cidade não tem nem cinema normal...rs

    estava lendo seu comentários sobre as cenas que você viu, agora fiquei com mais vontade de ver.

    Vou colocar o link da postagem de Avatar lá naquele post...

    Valeu pelo comentário...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Muito boa mesmo...
    A que comprei o ano passado foi uma Sony (não sei é o modelo) e gosto dela, mas como não percebo nada das coisas mais técnicas :P
    Eu também gosto imenso de tirar fotos e fazer filmes ;)
    Bjks

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: