quarta-feira, 23 de junho de 2010

PLASMA LG 50 PK 250 - Impressões

Agora que já tenho mais de um mês de utilização do meu Plasma LG já tenho obviamente uma opinião mais formada sobre ele... e que deixo aqui no sentido de poder ou não ajudar na compra de futuros utilizadores :



 UTILIZAÇÃO:
Utilizo essencialmente o Plasma para ver TV (IPTV MEO), sendo mesmo a TV principal cá em casa. Excelente qualidade de imagem que também obviamente varia conforme a fonte.
Infelizmente até dá para ver bem que serviços novos como este IPTV do Meo e a grande generalidade dos canais nem transmitem a 16/9 e ainda menos em HD. E depois ainda andam a "impingir" TVs em 3D ao pessoal...... :( Há por ai muita chulice.... pá

FANTASMAS NA IMAGEM:
Em relação aos fantasmas das imagens tão usuais nos Plasmas elas acontecem efectivamente mas não são problema até porque só se vêem bem perto do Plasma (menos de 1 metro) Mais longe torna-se difícil de ver, e claro que depois num novo canal ou numa configuração diferente os "fantasmas" acabam por desaparecer.

FORMATOS DE IMAGEM:
Voltando aos canais em 4/3, o Plasma adiciona às barras laterais para garantir que não temos às pessoas gordas (como muita gente diz estas televisões fazem às pessoas gordas...) e é aqui que por exemplo ficam marcadas as linhas das barras pretas no ecrã, estas até mais visíveis depois se mudarmos para um canal em 16/9 que enche todo o ecrã. Utilizando muito o 4/3 as linhas depois demoram bastante a sair :( .....
Claro que isto dá para resolver também esticando a imagem (pessoas mais gordas) ou fazendo alguns Zooms, coisa que eu dispenso completamente pois prefiro ver a imagem correcta, se é em 4/3 vê-se em 4/3. No entanto sei que muita gente não se importa e quer é ver a TV no ecrã todo.
E recomendado pois ver tudo em 16/9 ou sempre que possível já que mais uma vez existem pouquíssimos canais a transmitir nesse formato. O software de limpeza que o Plasma possui para estas situações de logótipos ou fantasmas marcados no ecrã , apenas o utilizei nas primeiras vezes e a verdade é que não estou muito preocupado com isso.

JOGOS:
Em relação aos jogos e a ideia que os Plasmas não são bons para jogos, bom eu pelo menos neste modelo tenho que discordar completamente porque eu gosto bastante de utilizar a minha Wii, a Xbox ou a Xbox360 neste belo ecrã de 50"!!! :) Na realidade juntamente com os canais em HD é das melhores utilizações que posso dar ao Plasma. :)

Não existe lag nenhum nos jogos e as cores são estupendas e muito vivas quer em HD 1080p no COD4 quer na Wii ligada por componentes e no Mario Galaxy. Nota +++++ aqui!

LIGAÇÕES:
Em relação às ligações nada a dizer, certo que 2 portas HDMI  (uma situa-se na lateral) é mesmo o mínimo dos mínimos hoje em dia. Era interessante também ter uma ligação HDMI frontal, pois com um Plasma deste tamanho acreditem que não há braços que cheguem para uma ligação mais rápida.

Ainda destaco os botões de toque do painel, e o sensor de energia que adapta a imagem conforme a luz ambiente que existe, chegando nalguns dos casos a poupar cerca de 20 a 25% de energia. 

CONSUMOS:
Nuns testes que fiz instantâneos com uma tomada de medição de consumos apanhei valores na ordem dos 140 a 180watts de consumo. A LG anuncia uns 190w, já em standby a coisa descambou um pouco com um consumo de 6w!!!
(Não fiquei muito convencido com estas medições ficam só como nota)

SOM:
O som do Plasma também é bom mas para uma experiência HTPC e para filmes em AC3 e DTS a compra de equipamento adicional é de todo recomendada porque obviamente é muito melhor.

FILMES E REFLEXOS:
Em relação aos filmes chega o ponto mais negativo na minha opinião e que aqui pode influenciar totalmente na vossa compra já que principalmente em filmes mais "escuros" ou cenas mais escuras se a vossa sala for bem iluminada acontece que vemos demasiados reflexos no Plasma, tantos que torna-se difícil saber o que se esta a passar no filme. E quase que um espelho autêntico. 

E mesmo a partir do espelho frontal que o plasma têm e que lhes dá as imagens tão boas e tão nítidas que lhes são reconhecidas, numa imagem mais escura e com óptimos pretos  numa sala com muito luz é fácil ficarmos "espelhados" no ecrã do Plasma :(

A minha opinião aqui não é nada favorável....., eu para ver filmes com o meu HTPC (XBMC  pois claro!!!) ligado tenho que eliminar completamente a luz natural, só fico com uma luz mínima. :(

Claro que este pormenor não acontece e não é tão visível a ver filmes de desenhos animados ou a ver desporto ou outro tipo de programas de TV. E mesmo só nas imagens PRETAS que surgem no ecrã. Portanto vejam bem isto antes de decidirem. 

Agora para jogar em HD e para ver o mundial em HD, o Plasma é óptimo e aqui eu não podia estar mais satisfeito.

Os ++++++ :
Excelente qualidade de imagem.
Moldura do Plasma muito fina e bem aproveitada.
Sensor de Poupança de Energia.

Os ------:
Salas com muito luz = muitos reflexos em imagens escuras
Só 2 portas HDMI
6watts em standby!!!!

4 comentários:

  1. boas, tenho este mesmo plasma a cerca de 8 meses e comprei a 2 semanas um xbox slim e queria ligar umas colunas 5.1 do pc, ou seja com 2 jack´s 3.5 (front e rear) mas tou com muitas dificuldades, so vejo uma saida de audio digital e nada mais, podes-me ajudar? se puderes responde-me para ricardomonteiro.optimus@gmail.com

    OBRIGADO

    ResponderEliminar
  2. Pois já estou a ver... mas infelizmente também não sei de uma solução para o teu problema sem pesquisar por alguma coisa.

    Normalmente usa-se a saída digital para isso ligando-a a um receptor ou uma sistema Hifi onde se ligam às colunas posteriores.

    Ia dizer-te para comprares um cabo por componente para a Xbox360, e ai ligavas às RCAs do som às colunas. Precisavas também de adaptadores 3.5mm to RCA. Não é a melhor solução e não sei se perdias o 5.1!!!

    Se conseguires descobrir um modo deixa nos comentários, nunca se sabe mas podes vir a ajudar alguém com o mesmo problema!

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    sabem aonde posso arranjar esta TV ainda?!

    ResponderEliminar
  4. @Tiago

    Comprei a minha já em Maio passado... Também não encontro já a venda online, alias este modelo esta a ser substituído por este :

    http://www.pixmania.com/pt/pt/5090013/art/lg/ecra-plasma-50pk350.html#pix-review

    Que até é mais barato e têm mais algumas funções :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: