sexta-feira, 1 de outubro de 2010

iPod Touch 4 - Impressões

A minha última aquisição como vocês já devem de saber foi um iPod Touch 4 da Apple. Chegou a semana passada e nestes últimos dias já tenho algumas "impressões" para partilhar...

Verdade que há muito que queria comprar um aparelho da Apple equipado com o software touch iOS desenvolvido por eles e que revolucionou de alguma forma os smartphones a partir de 2007.

Andei durante bastante tempo a namorar o iPad, mas com a apresentação dos novos iPod Touch da 4ª geração no inicio de Setembro e com às demonstrações dos jogos, do Game Center e de outras Apps de grande qualidade que já venho visualizando nos últimos tempos, a minha decisão recaiu por agora no mais "barato" iPod.


Quem me conhece sabe que não ando com um iPod dentro do bolso para ouvir musica, ou com os fones nas "orelhas" :) 
A compra é quase "exclusivamente" para jogar jogos e experimentar apps baixadas da excelente App Store da Apple!

Logo após a compra... foi desde logo coleccionando apps e jogos no iTunes isto ainda antes de ter o iPod nas minhas mãos. Muitas delas eram promoções que ia apanhado ao longo dos dias... comprei também desde logo cerca de uma dúzia de aplicações!!

Claro que como uso o Ubuntu tive que recorrer a uma maquina virtual com o Windows para poder utilizar o iTunes. Este é um dos meus pontos negativos com a experiência já que o iTunes não existe para Linux e quem têm um aparelho destes fica muito difícil passar sem às sincronizações no iTunes. 

Em matéria de construção e em hardware o iPod cumpre o que eu esperava dele. Estes aparelhos não são baratos o que quer mesmo dizer que são de grande qualidade! E por acaso já vós disse que o iPod é incrivelmente fino?

O ecrã é muito bom e têm uma resolução incrível de 960x640 pixeis! Duas câmaras com ambas a tirar fotos e ambas a gravar vídeos. A câmara traseira grava vídeos em 720p com alguma qualidade. Pena mesmo só as fotos não terem grandes resoluções, embora tenha também alguma qualidade.

Mas colocando a qualidade do iPod logo em segundo plano o que mais me impressionou até agora é o Wireless do equipamento. Não em termos de alcance que ainda não testei nesse capitulo, mas sim em rapidez com que o iPod se desliga e liga em redes Wifi. Nunca tinha experimentado nada tão rápido e sobretudo sem dar problemas, mesmo no meio de varias redes Wifi é mudar de uma para a outra num piscar de olhos :)

Quanto ao software iOS 4.1, vindo eu do Linux e do Ubuntu claramente que logo digo que a parte negativa (hardware/software) é a de ser fechada demais! Outra coisa também menos positiva são às limitações que o próprio iOS 4.1 têm. Já que executar algumas tarefas simples no sistema obriga-nos a ir a App Store a procura da aplicação para o efeito.

Mas isto é algo que também se passa no muito mais aberto e personalizável sistema Android da Google. Acho que o negocio esta mesmo nos mercados e nas lojas online de apps que servem assim de complemento ao sistema :)

Em matéria de utilização e escrita no teclado virtual o iPod "rebenta" novamente com tudo o que tinha experimentado. Dá gosto escrever e utilizar a tela óptica do iPod que responde muito rapidamente aos toques no ecrã. Nem podia ser de outra forma, e nem vale a pena comparar com o mais acessível Optimus Boston que tenho.

Em matéria de apps e jogos, estes são muito melhores que os que podemos encontrar "por agora e nos próximos tempos" no Android Market. É especialmente nos jogos que podemos ver o enorme "fosso" que o iOS4 marca para o Android! Não admira porque é que o presidente da Nintendo diz que a batalha agora é com a Apple.

Existem alguns jogos em 3D impressionantes, penso mesmo que com a demonstração do Epic Citadel, o meu iPod têm gráficos melhores que os da minha Wii!!!

Depois e percebendo já um pouco do sucesso que a Apple conquistou nestes últimos anos, e mesmo só tendo agora o meu primeiro aparelho da maça...

Acho que tudo se resume agora a um iPod que nas minhas mãos ainda não o vi "crashar" (talvez um dos segredos do iOS e das suas poucas funcionalidades...), mais o facto de agora andar a querer uma DockStation e alguns acessórios como complemento... além de pensar que já tenho uma boa vintena de aplicações pagas e que não quererei eu levá-las para um iPad?

4 comentários:

  1. Ainda bem que te tem sido uma experiência de utilização positiva.
    Digo-te que fizeste uma excelente escolha e tens aí uma máquina bastante capaz para muitas coisas.
    Belo video e já se nota que carregaste imensas aplicações nele. Esses multiplos screens podem ser melhorados com o uso de pastas (eu uso-as em formato temático- jogos, utilidades, social, etc).

    Uma dockstation imagino que será para quando sincronizas e deixas a carregar. Eu não tenho nenhuma mas o meu processo é bem mais caricato de tão banal. É umaé um mero brinde que adaptei a doca insuflavel para iPhone.

    Notei também que a componente musical do iPod não é a muito atendida... mas acredita que colocar o iPod numas colunas com doca ou até mesmo um emissor de radio para o carro... é algo que impressiona imenso na facilidade que dá no dia a dia (e ouvir podcasts - como o da Zwame e muitos outros- no carro é um must).

    Realmente também já me questionei várias vezes qual a razão de a Apple não se dedicar a fazer um iTunes para Linux (os mais populares) e assegurar também o suporte dos gadgets nesse ambiente. Mas sabendo como são os Linux-users, entende-se bem as razões de não terem avançado ainda.

    Agora, reflete nisto: o iPhone saiu em 2007 e as capacidades e reacção do touch-screen já eram assim como nesse que iPod touch usas...
    Imagina também o que é ter como telefone algo que tem as capacidades que o iPod touch te mostrou ter... e está sempre contigo, e te dá acesso á net por wi-fi, por 3G e por GPRS... é algo que impressiona mesmo a quem os usa há anos (tenho o meu 3G desde 2008).

    ResponderEliminar
  2. @Carlos

    Sim, acho que sim!

    @aPaulo

    Já andava a pensar nisso, numa app para colocar os ícones organizados como estão no iTunes por categorias. E que tou a ficar baralhado já com cerca de 12 ou 13 ecrãs que tenho :)

    Como é que fazes isso ?

    Sim n sou de ouvir musica, mas a dock que quero é com colunas para EM CASA ouvir musica e servir também como radio, despertador e etc. Aceito sugestões :)

    ResponderEliminar
  3. Arrastas uma aplicação para cima de outra que automaticamente será criada uma pasta de aplicações. Depois vai arrastando outras lá para dentro.
    Agora se fizeres estas acções em estilo temático vais ter pastas com aplicações relacionadas... Jogos, utilidades e por aí fora.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: