sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ubiquiti - Outdoor Wireless Link Calculator

Ora aqui esta uma ferramenta indispensável para quem se pretende aventurar na construção de redes Wifi externas para uso próprio ou mesmo para criar um movimento wireless com os colegas de trabalho ou amigos...

Na realidade às possibilidades de ligar a sua casa com a casa de um amigo a alguns Kms de distancia numa rede wireless própria, esta hoje bastante mais acessível e muito mais facilitada.  Ligar dois ou três pontos ou duas ou três casas é algo bastante fácil de conseguir por um utilizador normal de computadores, e não precisa ter grandes conhecimentos de redes!


O objectivo destas redes pode ter os mais diversos fins, como o chat, voip, jogos em rede, partilha de internet ou a partilha de ficheiros são só alguns dos principais serviços que podem retirar destas ligações.

Um boa ligação depende obviamente de vários factores, mas nenhum pesa tanto como a linha_de_vista. Ligações a algumas centenas de metros ou kms são impossíveis de obter sem essa tal linha de vista. O próprio tempo, às árvores ou qualquer outro obstáculo entre dois pontos a ligar será interrompido por esses factores.

A Ubiquiti é uma das empresas que mais têm inovado em produtos wireless para usar por "fora de casa". Se visitam frequentemente o meu blogue já devem de saber que eu tenho vários produtos desta empresa que uso precisamente na minha rede externa. Às NanoStations, ou às PowerStations são só alguns dos equipamentos da Ubiquiti destinados para esses fins. Muito fáceis de usar, de configurar e sobretudo têm excelentes preços para um utilizador comum.

Uma das inovações da Ubiquiti é um projecto muito interessante é que é a razão principal deste artigo. No fórum oficial e durante estes últimos meses eles têm desenvolvido uma calculadora de links que ajuda os potenciais clientes a escolher o equipamento necessário conforme o local onde vivem ou onde vão construir a rede wireless usando o vosso browser em conjunto com um plugin do Google Earth!!!


Ou seja não precisam estar a gastar dinheiro no equipamento sem antes verem quais são às potencialidades do vossa rede. Através do plugin e depois de uma ligação de teste de dois pontos, é marcada uma linha que vós indica logo se existe algum obstáculo pelo meio, como uma montanha por exemplo ou até a que altura necessitam ter a vossa antena ou a vossa NanoStation.

A calculadora está ainda numa versão beta mas já têm às principais funções necessárias a um bom calculo certamente muito perto dos resultados reais obtidos.

Portanto se já antes tinham pensado em montar uma rede wireless externa com os amigos ou familiares, têm já aqui um óptimo ponto de inicio e consulta para que isso mais tarde venha a concretizar-se...

Interessados ? Então usem o link que deixo em baixo :)

Outdoor Wireless Link Calculator

1 comentário:

  1. joao - Vila Praia de Ancora4 de dezembro de 2010 às 20:21

    era mesmo isto que precisava camarada:)obrigadão:)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: