domingo, 2 de janeiro de 2011

Red Cliff (2008) / Red Cliff 2 (2009)


Red Cliff foi dividido em duas partes quando da sua estreia na China (são essas duas partes que vi e que comento) No entanto para o Ocidente só saiu um filme com cerca de 150 minutos que junta as principais cenas de ambas as partes mostradas na China.

A historia deste filme é baseada em acontecimentos históricos chineses do ano de 208 quando "Cao Cao" parte com um numeroso e poderoso exercito com mais de 800.000 mil homens e cerca de 3000 barcos para declarar guerra aos senhores feudais do sul da China!

Red Cliff é a maior produção Asiática até a data... Um épico de guerra grandioso dirigido pelo John Woo, que regressa assim ao Oriente depois da sua passagem por Hollywood.

Este produção épica foi mesmo o ultimo filme que vi em 2010... Uma maratona de mais de 280 minutos que superaram todo o meu optimismo em relação a este filme que até então já era elevado!

Visualmente o filme é fabuloso e não é para menos... Mesmo com o óbvio recurso digital que os computadores permitem não deixa de ser impressionante apreciar o gigantesco exercito de Cao Cao a romper por entre grandiosas paisagens. Por terra ou por agua os milhares de soldados de Cao Cao são só por si uma excelente apresentação deste filme.


As batalhas também são épicas, mesmo a nível individual os combates são muito bons e sem serem exagerados como às vezes tanto vimos no cinema asiático. Para além da batalha final que ocupa imensos minutos da segunda parte do filme e que envolve grande destruição naval... Existe ainda uma batalha não menos espectacular na primeira parte do filme com os aliados em muito menor numero, montando uma armadilha ao exercito de Cao Cao utilizando uma estratégia militar muito curiosa chamada de "anéis de tartaruga"! Essa cena é fantástica!


E se na acção este épico não falha, no elenco e nos actores continua tudo excelente com nomes como o Fengyi Zhang (Cao Cao), Takeshi Kaneshiro (o grande estratega), Tony Leung Chiu Wai ou a pequena mas muito talentosa beldade asiática chamada de Wei Zhao, entre outros.


No passado gostei imenso de alguns filme americanos do John Woo, mas este épico é superior a tudo o que já tinha visto de Woo. Talvez a sua passagem por Hollywood tenha sido preponderante para Woo poder montar e realizar uma obra tão densa e tão grandiosa quanto esta. Um filme que até agradará bastante mesmo aqueles que normalmente não vêm cinema asiático. É um épico com tudo, com acção, com romance (Helena do Oriente ?), não faltam as habituais personagens e momentos cliché, a decoração, a fotográfica, o magnifico guarda-roupa... Red Cliff é um filme sobre a Arte da Guerra!

Um filme impressionante para verem se possível em BluRay, e em detrimento do mais antigo formato de DVD.

4 comentários:

  1. Realmente, este filme é enorme. Na verdade, a versão a que tenho acesso é a que referes ser a junção das duas partes. Muito honestamente, não tive ainda a predisposição para o ver na integra e as poucas partes que vi do filme, não me animaram muito (precisa de ser visto de inicio para fazer sentido). Não sou lá muito amigo dos filmes dedicados à guerra... e depois tenho tantas coisas para ver e acompanhar que actualmente as obras muito longas tiram-me vontade de ver.

    ResponderEliminar
  2. Ahhh... faltou referir que criaste um bom artigo e que entusiasma bastante apreciar o Red Cliff. Deste-em um novo alento... Well done!

    ResponderEliminar
  3. Já ando curiosa para ver o Red Cliff há imenso tempo. Este post foi o empurrãozinho que faltava.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: