quinta-feira, 17 de março de 2011

Open PS2 Loader: Homebrew Software

Este Open PS2 Loader que trago hoje aqui para o blogue, é um software homebrew para a PlayStation2 que surgiu nos últimos tempos e que permite rodar jogos PS2 a partir de um disco interno, um disco ou "pen" USB, e ainda "e pasmem-se" a partir de discos em redes samba!! A compatibilidade da aplicação com os jogos é superior a 95%!


Esta aplicação é totalmente Open Source, podendo ser modificada ao gosto de cada um, isto caso tenham conhecimentos para tal. Além das funcionalidades citadas, outras facilmente destacáveis são a "Cover Art" e Virtual Memory Card. Esta ultima a permitir salvar os progressos dos jogos directamente num disco sem a necessidade de cartões de memoria.

Esta aplicação pode ser instalada tanto num cartão de memoria bem como num disco USB, ou numa pen USB. Para executar a aplicação precisa-se depois de método de correr homebrew na PS2. Que pode ser Hardmode, Softmode (FreeMcBoot), ou mesmo com os populares SwapMagic que também permitem executar aplicações homebrew na PS2.

De salientar ainda que às Sony PS3 com retro-compatibilidade PS2 também podem "rodar" este Open PS2 Loader.


Obviamente esta aplicação pode ser usada de inúmeras formas, e esquecendo os assuntos ilegais de correr software homebrew numa consola... além de manterem os vossos jogos originais como novos, esta é também uma alternativa de prolongar a vida da lente de leitura de dvds da PS2. E são imensas às que avariam irremediavelmente mais tarde ou mais cedo...

Links:
Open PS2 Loader - User Guide
Repositório OPL

5 comentários:

  1. Acabas-te de me dar uma solução para a PS2 que tenho cá em casa encostada. Uso o Free MC Boot, mas deixou de ler os jogos. Pensei em mudar-lhe o laser, mas é sempre a complicação de onde arranjar, qual a versão correcta, como instalar, e se não funciona?! Dinheiro para o lixo...

    Sendo assim, vou arranjar um disco só para os jogos e vamos lá ver como corre...

    Obrigado pela partilha ;)

    ResponderEliminar
  2. E correrá muito bem, só precisas de colocar o OPENPS2LOADER.ELF num cartão de memoria ou num disco usb ou penusb.

    A configuração é simples, no entanto como o USB da PS2 é 1.1 aconselho-te a usar um disco partilhado em samba com os teus jogos.

    E sim com isto não precisas da drive de dvd para jogares PS2.

    ResponderEliminar
  3. Pois, mas disso de discos partilhados, percebo pouco/nada. Sou-te sincero, jogo (jogava) muito pouco. Só um Fifa com os amigos, e o Singstar para as festas... :P

    ResponderEliminar
  4. Boas Nuno, desculpa o desenterro deste post, mas...
    Podes-me dar umas explicações de como partilhar uma pasta em Samba com a playstation?!
    Eu já li pela net que dá para usar com um simples cabo crossover, mas não consigo configurar...

    ResponderEliminar
  5. @ruben

    Suponho que queres criar uma pasta SAMBA no Windows. A muitas maneiras e caso até tenhas um router com porta usb, essa será porventura a melhor maneira, ligar um disco rígido usb ao router e configurar a respetiva partilha.

    No Windows, acho que é só criares uma pasta com o nome PS2SMB, pões lá os jogos e em cima da pasta com o segundo botão do rato fazes partilhar essa pasta com o mesmo nome. Depois se ligares a PS2 a um router por cabo, ela acede a partilha, isto se configurares tudo corretamente no OpenPS2Loader com o respetivo IP do computador.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: