domingo, 1 de maio de 2011

Thor (2011)

Acabei de ver: Thor (2011)

Mais uma adaptação Marvel, desta vez a caber a Thor a estreia no grande ecrã. Um herói mais desconhecido, mesmo da segunda linha de heróis da Marvel e que eu pessoalmente desconhecia totalmente até a visualização deste filme!

Surpreendentemente temos Kenneth Branagh na realização, ele que é um director mais "Shakesperiano" aqui a assinar logo o Blockbuster que abre a época do Verão. Entre os principais actores, esta o gigante e musculado Chris Hemsworth como Thor, a recentemente Oscarizada Natalie Portman como Jane, e o conhecido Anthony Hopkins é o Odin pai de Thor.

Não é um filme fácil de aceitar, essencialmente devido a mistura dos deuses de Asgard com humanos, ou mesmo o seu encaixe no mesmo universo dos anteriores heróis Marvel. Efectivamente Thor era uma adaptação muito mais difícil por causa disso mesmo... e o resultado quanto a mim foi muito bom, eu que não conhecia nada de Thor e do seu poderoso martelo, o Mjolnir, acabei por ficar convencido!

O filme encontra-se muito dividido entre a terra e o reino de Asgard. Em Asgard tudo se vive debaixo de efeitos CGI que cumprem sem parecerem demasiadamente exagerados. No entanto é lá que às cenas de luta são piores, especialmente na terra dos gigantes do gelo, os inimigos de Asgard. Tudo se desenrola muito rapidamente, muito em cima sem dar a perceber realmente o que acontece. Um pouco como se viu no Batman Begins e que parece dizer mesmo que tanto Branagh como Nolan não são cineastas de acção quando se estreavam nas lides... :)

A melhor metade (na terra) se é que se pode dizer, já que existem imensos minutos de filme divididos entre a terra e Asgard, passa-se o melhor desta adaptação com personagens muito interessantes sem se perder muito tempo nas respectivas apresentações. É na terra que todo o filme se equilibra e todo aquele misticismo dos deuses difícil de sustentar é contornado com um humor muito bem doseado, tornando o filme francamente divertido e ao mesmo tempo muito mais credível. Algumas "quotes" humorísticas do filme serão recordadas inúmeras vezes durante os próximos meses... :)
Thor walks in a Pet Shop: I need a horse! :)
Thor acaba por ser mais uma optíma adaptação da BD. Um filme com muita estaleca muito inteligente, e a fazer adivinhar um excelente ano de Blockbusters.

Uma palavra para o 3D, fujam das sessões 3D!!!!!! Neste filme então a imagem fica demasiadamente escura, especialmente no CGI em Asgard que em nada beneficia o filme massacrando muito mais os nossos olhos! Depois desta experiência, e sem ser um filme de animação ou um Avatar vou preferir sempre uma sessão 2D em detrimento do 3D. Sugiro que todos façam o mesmo!

2 comentários:

  1. Concordo contigo em relação ao 3D, felizmente tive a oportunidade de ver o filme em 2D e fiquei muito satisfeita :)

    E o Chris Hemsworth foi mesmo uma excelente escolha para o papel de Thor.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: