quinta-feira, 12 de julho de 2012

Thriller - A Cruel Movie (1974)


Esta produção Sueca é um dos filme mais polémicos dos anos 70. Trata-se de um filme de extremos e de difícil classificação devido a sua carga cruel de violência e sexo explicito. Banido da Suécia logo após a estreia no festival de Cannes de 1974, foi só há poucos dias que tive a oportunidade de ver esta obra...

Christina Lindberg já era uma musa antes de rodar este filme de vingança onde depois de violada em criança acaba por perder a fala. Mais tarde já na adolescência é enganada por um homem que a vai viciar em heroína para depois ganhar dinheiro com a sua prostituição.

Esta bonita actriz Sueca depois de passar por um sofrimento inimaginável acabando por perder também a visão de um olho, descobre uma maneira que a vai encaminhar numa terrível vingança. Isto depois de aprender a manejar armas e a lutar artes marciais!

Dizem que Tarantino acha este filme o mais cruel envolvendo vinganças, e foi nele que ele se baseou para criar algumas ideias que vimos em 2003 no Kill Bill.


Eu acho é que este filme é um pouco o espelho de algum do cinema que já se fazia nessa época e nos finais dos anos 60 e no inicio da década de 70. Quer seja pelas cenas de sexo explicito que contém, ou pela lentidão de algumas cenas a fazer lembrar os Western do Sergio Leone. A própria Lindberg, depois de perder o olho e andar tapada à pirata, ela vai mudando a cor da venda conforme às situações. Tal e qual como o Kubrick fez com os cenários da Laranja Mecânica.
Depois Lindberg não diz uma única palavra no filme e tem uma calma absoluta quando parte para a vingança. Por vezes fez-me lembrar muito a personagem Harmónica interpretada pelo Charles Bronson. Inclusive o epilogo final é um convite da própria para um duelo final com o homem que lhes arruinou a vida na adolescência!

Recomendo a verem, sobretudo se são cinéfilos e gostam de clássicos do cinema maldito ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: