terça-feira, 20 de novembro de 2012

Caixa nova para o meu servidor unRAID

Um update que já tinha planeado há bastante tempo e que só agora ficou completo... Uma caixa nova para o meu servidor de ficheiros unRAID com gavetas removíveis para os discos na torre de cima a baixo!

Tudo material "low-budget", a caixa é uma AeroCool VS-9 escolhida a dedo por causa das suas nove baías de 5.25 polegadas. Depois seis gavetas adquiridas na DealExtreme para discos sata de 3.5". Estas gavetas tipo rack são abertas e só temos que encaixar o disco pela frente! Bem melhores na minha opinião que alguns modelos mais antigos em que temos uma gaveta fechada e em que colocamos o disco lá dentro.


Estas gavetas como disse foram todas adquiridas na DX, encomendas separadas com portes grátis e a duas e duas para evitar qualquer chatice alfandegaria. Tudo chegou em condições e nesse aspecto não existem queixas a fazer à DX. Apenas noto que as encomendas estão mais demoradas a chegar... Algumas destas gavetas demoraram sete semanas a chegar!!!

Por baixo e na sétima baia, encaixei uma gaveta de 3.25" com esta a ter espaço para encaixar dois discos rígidos de 2.5" (tb adquirida na DX):


A oitava baía foi preenchida por mais uma gaveta de 5.25" para discos rígidos sata, esta já a tinha de computadores antigos. A ultima baía a nona, foi preenchida com uma gaveta (branca)  que também já tinha encostada algures aqui por casa. Esta ultima gaveta é para discos com interface IDE:


O resto e na parte do hardware não existiu nada de novo, foi só mudar mesmo de caixa de modo a que fique com algo mais "Professional" e com garantias de trocas e upgrades fáceis para os discos.


Resumindo tudo, passei de uma caixa Mini-Tower para Mid-Tower com o objectivo principal de ganhar mais espaço para montar gavetas removíveis para discos. No total consigo colocar pela frente da caixa, 7 discos rígidos sata de 3.25", + 2 discos de 2.5" e ainda + 1 disco IDE de 3.5"!

Em termos futuros não tenho nada planeado, só algum upgrade ou troca de discos também para manter o limite e a minha licença do unRAID que é só para 6 + 1 discos. As gavetas para os discos de 2.5" e para o disco IDE é mesmo só para estar preparado para a eventualidade de ligar algum disco para fazer backups na hora ou mesmo para servir de "drive de cache" para o unRAID.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: