segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

MiniDLNA - Servidor UPNP no Raspberry Pi

E uma das funções que o meu Raspberry Pi que tenho montando como servidor ainda não tinha, era a capacidade de servir conteúdos de media por DLNA/UPNP. Servir ficheiros de media por UPNP torna-se bastante vantajoso em relação a outros protocolos de rede como são as partilhas por samba ou nfs. É bastante fácil de partilhar para qualquer equipamento com certificação DLNA tornando-se uma opção muito valida por causa disso mesmo.


Depois de pesquisar por alguns servidores de UPNP para instalação no Raspbian que corre no meu Raspberry Pi, a opção recaiu sobre este MiniDLNA. Este servidor é desenvolvido pela NETGEAR para os NAS que vêm fabricando, mas pode ser instalado muito facilmente em Linux e no RPi.

Este MiniDNLA não têm configuração através de interface web, tudo é feito em ficheiro.conf. Roda em background e inicia automaticamente no boot do Raspbian e nem se dá por ele a correr no sistema! O MiniDLNA têm também uma enorme compatibilidade com sistemas com a PS3, Xbox360, SmartTV e outros dispositivos com certificação DLNA.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ouya Prototype Unboxed

Como é comprovado no vídeo seguinte, às primeiras consolas Ouya estão a chegar aos primeiros apoiantes e programadores de software do projeto.

Ouya a pequena consola com CPU Tegra 3 não têm já umas especificações tão impressionantes como quando foi apresentada. Mas em Março de 2013 quando estiver nas mãos do publico será com toda a certeza um dos gadgets mais apetecíveis do ano.

Acho que esta na hora de eu reservar já a minha ;)

domingo, 23 de dezembro de 2012

GNU/Linux Distribution Timeline

A imagem seguinte é um cladograma muito completo das distribuições de Linux apresentadas numa linha de tempo. Conta com mais de 450 distribuições!

Versão atualizada em Outubro de 2012: (Link para boa visualização)


Via (GNU/Linux Timeline)

sábado, 15 de dezembro de 2012

Ajustar a hora automaticamente no Raspberry Pi

No meu RPi que têm feito de servidor web tenho tido alguns problemas com a hora e a data a ficarem alteradas não sei bem mas possivelmente quando existe um corte de energia ou algo do gênero. Este problema já me causou alguns transtornos em aplicações instaladas no Raspbian que trabalham com datas e horas. A instalação minima do Raspbian que tenho instalada e que têm sido alvo destes meus artigos e tutoriais para o RPi não sincroniza a hora e pior perde definições!

Para me prevenir que isso não venha acontecer novamente vou instalar um programa que sincroniza às horas e a data automaticamente no boot do RPi com a internet. Essa sincronização é feita com um programa em modo de cliente, o ntpdate.

1 - Instalo o ntpdate no Raspbian:

apt-get install ntpdate

2 - Já com o ntpdate instalado vou colocar os servidores de internet no ficheiro ntp.conf:

No meu caso e para Portugal, os servidores para a sincronização são os seguintes:

server 1.pt.pool.ntp.org
server 1.europe.pool.ntp.org
server 3.europe.pool.ntp.org


Abro o ficheiro ntp.conf para editar:
nano /etc/ntp.conf

E adiciono às seguintes linhas mais o simbolo # à frente nas restantes de modo a que fique assim:


# pool.ntp.org maps to about 1000 low-stratum NTP servers.  Your server will
# pick a different set every time it starts up.  Please consider joining the
# pool:
#server 0.debian.pool.ntp.org iburst
#server 1.debian.pool.ntp.org iburst
#server 2.debian.pool.ntp.org iburst
#server 3.debian.pool.ntp.org iburst

server 1.pt.pool.ntp.org
server 3.europe.pool.ntp.org
server 2.europe.pool.ntp.org

CTRL+X fecho o nano gravando alterações. No próximo reboot do RPi, às horas e a data vão estar certas ao segundo ;)

Mais dicas sobre o Raspberry Pi... naveguem aqui por esta etiqueta ;)

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Continuo a querer ver filmes como este...

Epá lá tou eu mais uma vez a fazer previsões para o Verão cinematográfico de 2013 que se adivinha fortíssimo e que em tempo de crise acho que terei que triplicar às minhas idas ao cinema... ;)

O mais recente filme de Guillermo Del Toro não é mais nem menos do que uma mistura de Japonesices com muitos monstros e robots ou Godzillas vs Transformers....

Mas se eu já jogava Portal só por causa da voz de GlaDOS, fica mais que certo que este eu tenho que ver na primeira fila! E depois adoro destruições em grande escala ;)

Maldita Castilha já disponível

Foi ontem depois do fim do mundo que Locomalito disponibilizou gratuitamente o seu mais recente trabalho, Maldita Castilha!

Maldita Castilha é um jogo com o aspecto dos melhores jogos das Arcadas dos anos 80. Inspirando em titulos como o inesquecível Ghost'n'Goblins, ou Tiger Road, Black Tiger, Shinobi, Rygar, Karnov, Trojan e etc. Maldita Castilha é um jogo de aventura com criaturas, monstros e personagens medievais baseadas no livro Amadis de Gaula.

Maldita Castilha é provavelmente o mais ambicioso jogo de Locomalito, um fabuloso jogo dedicado a todas aqueles que cresceram nos anos 80 e que testemunharam então o sucesso das maquinas de Arcada e dos videojogos nos seus primeiros anos.

Download de Maldita Castilha (Jogo grátis para Windows, visitem o site de Locomalito para suporte e doações)

Um Smatphone Android por menos de 40€!

Na FocalPrice um dos muitos sites chineses que entrega com portes grátis para qualquer parte do mundo, encontra-se um novo smartphone Android 4.0 que custa 49.99 dólares (isto é menos de 40€!!!).


O smartphone em termos de especificações e na relação com o seu incrível preço só peca por ter pouca memoria disponível para às aplicações Android. Possui apenas 256MB de ram o que quer dizer que nem todas às aplicações devem correr com fluidez.

De resto um ecrã capacitivo de 3.5" (480x800), duas câmaras, FM Radio, TV, Wifi, e Dual SIM. O CPU é um Spreadtrum 6820 Cortex A5 @ 1.2GHz + Mali-400 GPU!

Dentro do pacote não uma mas duas baterias de 1800 mAH para dar energia a este simpático smartphone que pode ser uma boa prenda de Natal para os mais novos e não só ;)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

After Earth (Trailer)

Começo já a pensar que o próximo ano de 2013 vai ser de arromba em matéria de filmes SciFi. Só nesta ultima semana três novos trailers, Star Trek Into Darkness, Oblivion e agora este After Earth!

After Earth é o novo filme de M. Night Shyamalan centrado num pai e filho (Will Smith e o filho Jaden Smith) num planeta abandonado há muito tempo pela raça humana.

Vamos lá ver que M. Night Shyamalan teremos neste After Earth...

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Proftpd - Um servidor de FTP no Raspberry Pi

Continuando com o meu RPi com a distribuição oficial do Raspbian, o que ainda faltava instalar e configurar era um servidor de FTP. E é isso mesmo que vamos fazer neste artigo. Instalar um servidor de FTP, o Proftpd no Raspbian!


Acendendo ao Raspbian por SSH:

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Resident Evil: Retribution (2012)

Acabei de ver: Resident Evil: Retribution (2012)

Isto bem que podia ser o Resident Evil câmara lenta com mais uma vez o realizador Paul W.S Anderson a usar e abusar dessas cenas. Alice (Jovovich) está então de volta na sua luta contra a corporação Umbrella que se encontra agora comandada pela Red Queen!

Praticamente às personagens todas dos filmes anteriores regressam, e a Jovovich juntam-se ainda "girls" como a Guillory, a Rodriguez, e ainda a Bingbing Li! Temos então um "Resident Evil Raparigonas" ;)

Irrealismo puro com muita ação a começar logo nos seguimentos do filme anterior e a acabar pronto para uma sequela pois claro! Com demasiados clones e com muita decepção à mistura e pouca historia, este Resident Evil é uma desgraça em todos os seus 96 minutos de duração!

Até gostei do anterior, mas agora com este brrrrrrr.....
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...