quinta-feira, 28 de março de 2013

Como aumentar o sinal Wireless lá de casa com 20€

Já varias vezes colegas e amigos me perguntaram por soluções para aumentar o sinal wireless do router de casa que na maioria das situações não chega a todas às divisões da casa...

Sempre acabo por dizer que tudo depende de cada casa, das paredes da construção e de todos e quaisquer obstáculos que impeçam a propagação do sinal. Em recintos fechados não há certezas como existem em espaços abertos! A primeira opção passa sempre por pensar em posicionar o router numa posição central em casa, ou pelo menos move-lo para uma divisão mais próxima dos computadores. Claro que acabam logo por dizer que o técnico deixou lá o router e não vão lá mexer, e nem pensar em furar paredes nem deixar cabos espalhados. E para estas situações que proponho o seguinte:

A compra de um segundo equipamento que se liga ao router e que vocês podem deixar em qualquer ponto intermédio da casa fazendo uma ponte wireless entre o router e o vosso computador pessoal. Tudo é feito sem fios e porque vivemos em tempo de crise o equipamento a comprar e que uso como exemplo é este router 3G da TP-Link TL-WR703N que pode ser adquirido na Deal-Extreme por 20€ (inclui portes grátis)!


Com este pequeno router, vamos instalar uma firmware compatível da DD-WRT, configura-lo como cliente do router principal mas depois com o router da TP-LINK a criar também um segundo sinal Wireless, um segundo SSID para que se possam ligar a ele. Tudo vai ficar na mesma rede, e o router da TP-LINK vai servir apenas de ponte já que é o router principal que vai gerir todos os IPs mesmo para os computadores ligados ao router da TP-LINK!



É muito fácil e o melhor de tudo e que não precisam de mexer no router principal, apenas precisam de saber o nome da rede (SSID) e a respetiva password de acesso...

1 - Primeiro é ligar o router da TP-LINK ao vosso computador com um cabo de rede ethernet. Desliguem esse computador da internet e do router principal de modo a que digitando no browser 192.168.1.1 consigam aceder às configurações do TP-LINK.

2 - O user e password de acesso por defeito é admin, e não se assustem se encontrarem os menus de configuração em Chinês. (é o caso destes routers comprados na DX)

3 - Precisamos da firmware da DD-WRT para este modelo que se encontra aqui. "Esta é a versão mais recente há data deste artigo" (baixem a firmware que diz factory-to-dd-wrt já que é a primeira vez que vão instalar a dd-wrt)

4 - Nos menus em Chinês precisam aceder a opção de update de firmware: É seguir às imagens, selecionar a firmware anteriormente baixada e fazer o upload esperando que o processo chegue aos 100% (um a dois minutos).



5 - Se tudo correu bem aparecem os menus da firmware da DD-WRT pedindo para definirem uma nova password e um user de acesso. Façam isso...



6 -  Já no bonito interface da DD-WRT acedam ao menu SETUP/BASIC SETUP e alterem os seguintes campos:

O endereço de IP estático para o TP-LINK (escolham um da gama de endereços do vosso servidor de DHCP, o router principal. EX: O meu endereço do router principal é 192.168.1.254, e eu quero que o  TP-LINK fique com o endereço 192.168.1.5

Preencham também os campos Getaway e Local DNS, e DHCP Server com o endereço do vosso router principal. Escolham também a opção DHCP Forwarder fazendo SAVE no final para guardar estes settings!


 7 - No menu WIRELESS/BASIC SETTINGS é preencher conforme...

Client Bridged, e no Wireless Network Name (SSID) é colocarem o SSID do router principal, o nome da vossa rede wireless que possuem em casa.

Depois no campo Virtual Interface, vamos criar uma rede nova que servirá para outros computadores se ligarem ao TP-LINK. O modo de funcionamento será como AP e depois coloquem um SSID a vossa escolha. (Nada impede de colocarem o mesmo SSID da rede principal, desde que os dispositivos de acesso sejam capazes de escolherem o melhor sinal). Fazendo SAVE no fundo da pagina.



 8 - No menu WIRELESS/WIRELESS SECURITY é preencher com os dados e definições de segurança da rede wireless do router principal. É aqui que devem de colocar a password.

Por baixo e no campo do Virtual Interface e a password de acesso para a rede wireless nova que criaram no passo 7. Novamente nada impede de usarem a mesma password, pode até ser mais conveniente manter às duas passwords iguais!


9 - Finalmente no separador SECURITY desactivem a firewall já que mais uma vez repito, este TP-LINK não vai gerir nada na rede mas apenas servir de ponte entre o router principal e o vosso computador.

Depois de salvarem todos os dados em todos os passos é fazerem Apply Settings ou Reboot Router.

E pronto têm um pequeno router secundário que podem usar para estender a vossa rede wireless, podendo ligar-lhes vários computadores por wifi, e um por cabo de rede através da porta ethernet do TP-LINK. É só mesmo pendura-lo como e onde quiserem desde que ele esteja dentro do alcance da rede wireless do router principal... ;)


Links úteis:

TP-Link TL-WR703N no Ebay, na Deal Extreme, ou na TinyDeal
Download de firmware DD-WRT para o TL-WR703N, aqui

51 comentários:

  1. Boa tarde Nuno!
    Excelente artigo!
    Preciso saber uma coisa. Este router permite-me em simultâneo repetir o sinal wireless e ligar outro equipamento por cabo?

    ResponderEliminar
  2. Sim com este router e no caso de configurares como escrevi consegues isso.

    Atenção que neste exemplo não existe repetição de sinal. O router liga-se como cliente wireless de outro (c/Internet).

    O router mesmo estado ligado ao outro por wireless, cria uma segunda rede (Passos 7, e 8) e é nessa rede que ligas equipamentos.

    Não existe repetição do sinal wireless do primeiro router, embora todos acabem por ficar na mesma rede.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente chegou o meu router! Estou a olhar e a seguir as instruções mas fiquei com uma dúvida logo ao início. Tens o link para o firmware, mas na página que abre não aprece nenhum ficheiro para baixar, apenas um conjunto de datas. Creio que deve ter havido algum update desde que escreveste o artigo.
      Podes dar-me só uma orientação para ver se eu não faço asneira?

      Eliminar
    2. http://www.dd-wrt.com/dd-wrtv2/down.php?path=downloads%2Fothers%2Feko%2FBrainSlayer-V24-preSP2%2F2013%2F04-15-2013-r21286%2Ftplink_tl-wr703nv1/

      Tens que navegar pelas datas e escolher a firmware para o TP wr703n

      O link em cima e a mais recente (15/4)

      Eliminar
    3. Ok. Fiz tudo como indicado (ou pelo acho que sim), a rede é identificada só que aparece como limited connection. Estou a tentar entrar novamente no interface do DD-WRT para confirmar se ficou tudo bem configurado e não consigo entrar. O chrome diz-me que não consegue estabelecer ligação a 192.168.1.1 Já tentei fazer isso com internet ligada, desligada, com o TP-Link ligado por ethernet ou desligado e não estou a conseguir. Alguma ideia?

      Eliminar
    4. Varias...

      Liga o TP-Link ao Computador por cabo, e coloca o endereço da tua placa de rede manualmente dentro do mesmo endereço do tp-link. Assim consegues sempre aceder a sua configuração ;) Ou então faz um reset no router (existe um botão para isso) e começa de novo.

      Toma nota que poderás ter que reaproximar mais o tp-link do router principal, e tens que colocar as definições de acesso iguais, User, Pass, e talvez o mesmo esquema de segurança.

      Eliminar
    5. No campo 6 do tutorial é melhor colocares um ip dentro da distribuição de ip do teu router.

      O meu router é 192.168.1.254, por isso eu defini um ip estático para o tp-link 192.168.1.5.

      Assim dentro da rede sempre que quero aceder ao tp-link NÃO DIGITO 192.168.1, mas sim 192.168.1.5.

      Caso algo corra mal e o tp-link não aceda como cliente ao router principal, eu só me consigo ligar a ele por cabo e configurando manualmente a placa de rede com um endereço do tipo... 192.168.1.10.

      Ao digitar 192.168.1.5 acedo novamente as configurações do tp-link.

      Depois das configurações feitas, reponho as definições da placa de rede e desconecto o cabo de rede.

      Espero que consigas...

      Eliminar
  3. Funciona na perfeição!
    Já tenho wireless com mais power em zonas da casa em que era muito fraquinho!

    Fantástico!
    Obrigado Nuno! e bom trabalho!

    ResponderEliminar
  4. Funciona para o router wired da zon?
    Caso afirmativo quais os passos a seguir?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Filnirv, isto é para este router, mas também funciona com outros routers que tenham firmware da dd-wrt.

      Antes de perguntares se podes usar a dd-wrt no router da Zon, digo-te já que nem penses nisso ;)

      Eliminar
  5. é possível repetir o sinal zon free internet de um vizinho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis sempre conseguiste amplificar o sinal do Meo-Wifi usando o dd-wrt? Eu não consegui fazer com que apareça a página de login. Que configurações usaste?

      Eliminar
  6. é possível repetir o sinal zon free internet de um vizinho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa pergunta...

      Mas o sinal zon free internet não é só com acesso com user e password ? Se assim for penso que não.

      Eliminar
    2. Eu tenho a minha password de acesso ao serviço zon free internet,quero é melhorar a qualidade do sinal aqui em casa.

      Eliminar
  7. Eu tenho a minha password de acesso ao serviço zon free internet,quero é melhorar a qualidade do sinal aqui em casa.Aguardo uma resposta sff ajudem-me

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei isso só mesmo experimentado.

      Comprei este router para às brincadeiras e agora até já o tenho com firmware OpenWRT.

      Talvez até possa voltar a DD-WRT e experimentar isso por ti. Tenho aqui alguns sinais zon free internet mas não tenho password para aceder a eles.

      Se confiares ou tiveres alguma password temporária posso experimentar isso nos próximos dias. Manda-me um mail caso queiras.

      Eliminar
    2. Olá Nuno sempre experimentaste a amplificar o sinal do Meo-wifi. Eu já tentei usando o teu guião para o fon@zon mas não tive sucesso pois não me aparece a página para colocar o utilizador e password. Podias indicar-me as configurações corretas?

      Eliminar
  8. Consegui por a funcionar num Fonera 2200. O modo repeater em OpenWrt também é bastante fácil. Tenho um tp-link wr842nd (27€) a funcionar perfeitamente com um router Meo THOMSON TG787.

    JM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim existem muitas opções, seja com a DD-WRT, Gargoyle ou OpenWRT só precisamos depois de um router compativel

      Eliminar
  9. Boa tarde,

    Esta solução funciona num router da ZON?

    A minha questão é a seguinte:

    Eu tenho o zon hub instalado, e tenho um cabo de rede que posso ligar até a zona onde nao apanho sinal.

    Eu queria ligar esse cabo de rede a um aparelho que me desse uma nova rede wireless.

    É possivel?

    Obrigado e cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, mas isso até o podes fazes com qualquer router.

      Esse cabo de rede é a tua ligação WAN, depois arranjas este ou outro router e podes criar outra rede wireless dentro ou fora da rede principal (Zon HUB)

      Eliminar
  10. Existe alguma função no router para ele não desligar?
    É estranho mas no meu caso tenho que desliga-lo da corrente e voltar a liga-lo quando passa 1 dia.

    Obrigado
    Filnirv

    ResponderEliminar
  11. Quanto é que estás a usar no TX Power?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura usei os "defaults".

      Agora não consigo saber, a ultima vez que tentei e fiz esse "setup" foi com a Gargoyle "27 no tx power valor por defeitos"... USA ;)

      Eliminar
  12. Caro Nuno, eu tenho um DIR-615 Wireless N Router para venda pois comprei o serviço da MEO que traz o router e modem, mas sendo assim aproveitaria para aumentar o sinal. Será que este router aumenta o sinal como esse aparelho que indicaste? Frederico Obrigado desde já pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim parece-me bem que sim. Usando uma firmware correta, e não sei se a original da d-link faz isso já... consegues fazer/aumentar o sinal tal e qual como este artigo.

      Aqui usei a firmware da dd-wrt, mas também dá com a Gargolye que acho que até é mais fácil de configurar:

      http://cria-o-teu-avatar.blogspot.pt/2013/09/repetidor-wireless-com-gargoyle.html


      O Dir-615 é compatível com essas firmwares ;)

      Eliminar
    2. Obrigado Nuno pela ajuda. Infelizmente o meu model é o 615 a1 e nos drivers só está a partir do c1.

      No entanto, vou optar por comprar o dito aparelho pois pretendo aumentar o sinal da MEO.
      Obrigado mais uma vez.

      Eliminar
    3. Caro Nuno, como mudo o firmware do router 703n?

      Eliminar
    4. Referia-me a mudar a do dd-wrt para outra.

      Eliminar
  13. Boa noite, gostaria de saber se com o router da meo, fibra consigo aumentar o sinal nas outras divisões da casa, ou como posso fazer para ter boa rede, sem gastar muito dinheiro....
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sergio, o método funciona para o router da Meo.
      Caro Nuno, tive alguma dificuldade em obter o ip do router mas já consegui colocar a funcionar. Já agora, uma última pergunta, no extremo da casa sou obrigado, de forma manual, a mudar a rede. Há possibilidade dessa mudança ser feita de forma automática? Não experimentei mas será que dando o mesmo nome à nova rede, resolveria esta situação?

      Eliminar
  14. Boas , podes me ajudar ?

    acabo de revceber o meu , o modelo é TL-WR703N e nºao sei qual o firm ware que devo meter , isto esta diferente do teu tutorial , podes dar uma ajuda ?

    abraço

    ResponderEliminar
  15. Respostas
    1. 1.6 no selo por baixo do router ? Se sim não deve haver problemas que é suportado. Atualiza sempre com uma versão mais recente.

      Não tem os menus em Chinês ?

      Se pretendes colocar o router como repetidor, este artigo é para a dd-wrt, mas escrevi outro com a fw da Gargolye que no meu entender é melhor de colocar a funcionar como repetidor:

      http://cria-o-teu-avatar.blogspot.pt/2013/09/repetidor-wireless-com-gargoyle.html

      Eliminar
  16. será seguro usar este ?

    o 1+ ?

    http://www.madox.net/blog/projects/tp-link-tl-wr703n/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim em principio é seguro, no entanto é sempre melhor atualizar com uma versão mais recente. E esse link é da OpenWRT o que quer dizer que se não tens experiencia com routers e configurações vais começar logo com o mais dificil ;)

      Eliminar
  17. ola de novo vou entao seguir o outro tutorial , mas acho que ja vai num firm mais recente , falas no 1.5.10 e so vejo 1.5.11 , estou confuso , nao quero brikar isto :)

    podes me copiar aqui o hiperlink ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.gargoyle-router.com/downloads/images/ar71xx/gargoyle_1.5.10-ar71xx-generic-tl-wr703n-v1-squashfs-factory.bin

      Atualiza com essa, eu tenho-a em dois destes routers. Mas sim a uma mais recente a 1.5.11 que ainda não experimentei.

      Eliminar
  18. quando escolho o firm e dou ok , aarece uma janela tudo em chinªes , que suponho que seja firm incompativel , pois nao passa dali , nao aparece aquele botao laranja com o circulo à volta do teu tutorial .... :( tive de mudar para o portatl na torre nem no browser me aparcia os menus ...

    ResponderEliminar
  19. ja bomba !!! muito obrigado ! fiz rename para um nome mais pequeno , segui o tutorial e mais simples nao há ! ;)

    Podes fazer um tuturial paa por uma camara usb , como ip ?? era muito bom !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O router não têm espaço para instalação do suporte USB da Cam na fw da Gargolye. Ou só com uma custom build ou então só com a OpenWRT é possível fazer isso que pretendes.

      Eliminar
  20. ok , ja fico contente assim , agora posso mover a net pela casa toda :) e tenho de testar a pen 3G , nas férias pode ser porreiro :)

    ResponderEliminar
  21. Boa noite Nuno,
    Tenho um router ZON Hub e tenho um sinal muito fraquinho em algumas divisões da casa, será que este equipamento pode resolver esse problema e é compatível? Alguem pode ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ajudar, mas pode não resolver também! Isso das redes wireless e do sinal bom aqui e acolá tem muito que se diga ;)

      Esta opção custa-te 20€, e tens de ser capaz de fazer o update e depois a configuração da fw com a rede da ZON HUB.

      Eliminar
    2. boas... comprei este rouiter ja com firmware dd-wrt e queria colocar o gargoyle.

      ao tentar actualizar da-me sempre "update fail"

      o router é a versao 1.6

      dicas??

      Eliminar
    3. Humm poderás ter que flashar a firmware original primeiro. Ou então tenta flash a Gargolye via linha de comandos a partir da dd-wrt. Mas para fazeres isso pesquisa primeiro, eu já o fiz varias vezes entre OpenWRT e Gargolye varias vezes. Mas não sei no caso da DD-WRT.

      http://cria-o-teu-avatar.blogspot.pt/2013/12/openwrt-atualizacao-de-fw-na-consola-e.html

      Eliminar
    4. tambem nao consigo flashar com a original , da sempre erro.

      ja estive a dar uma vista de olhos nesse link e parece areia demais para a minha camioneta... lol.

      nao percebo muito disto :(

      Eliminar
  22. Tenta outro PC, outro cabo, rename ao File a flash ar para algo mais curto mas com a mesma extensão, comigo tb dava erro

    ResponderEliminar
  23. Boas.
    Eu tenho um router Fon2100 onde tenho o firmware DD-WRT.
    E estou a tentar fazer a configuração para o router MEO.
    Agora estou aqui com um problema... onde é que consigo saber o Getaway, Local DNS, e DHCP Server do meu router MEO para depois inserir no Fon2100?
    Podiam-me ajudar sff?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: