segunda-feira, 18 de março de 2013

Subliminal - Um script para baixar legendas

Este programa que trago hoje aqui para o blogue, Subliminal é um script em python que corre em modo de consola e serve para baixar legendas automaticamente de alguns dos mais populares sites de legendas como OpenSubtitles!

Existe o Subdownloader que é um programa com interface gráfico para instalar em Windows ou Linux para o mesmo propósito, e no XBMC também temos o magnifico addon XBMC-Subtitles para o mesmo efeito. Então para que precisamos ou para que serve afinal mais este Subliminal ?


Com o Subliminal temos finalmente uma opção para usar em modo consola e instalar este programa num servidor, num NAS e criar uma forma automática de caça-legendas sem nenhuma intervenção da nossa parte!

É verdade... imaginem que têm uma pasta no vosso disco rígido com algumas series de tv, e esse disco encontra-se ligado ao NAS. Com o Subliminal instalado basta criarem um "cronjob" para correr em "background" tipo uma vez por dia para procurar nessa pasta e sub-pastas por ficheiros de video. Sempre que o Subliminal encontrar ficheiros nesses directórios ele automaticamente vai tentar encontrar uma legenda para esse video, deixando a legenda com o mesmo nome do video. Tudo simples e tudo de forma muito automática.

Entre algumas das opções úteis que podemos utilizar além da óbvia escolha das línguas em que queremos os ficheiros de legendas, temos uma opção de definir por tempo nas datas dos ficheiros na pasta. Explicando melhor, o Subliminal só procura legendas para por exemplo ficheiros novos dos últimos dois dias ou das ultimas duas semanas. É excelente, não ?

Já tive a oportunidade de instalar este script no Raspberry Pi no SO do Raspbian e funcionou tal como se pretende e como expliquei. Para instalação usei estes passos, e apenas troquei a pacote fonte do Subliminal por uma versão master, já que a versão develop deu-me alguns erros e não funcionou. 

Mas tarde talvez faça um "howto" de instalação e utilização deste Subliminal no Raspbian, caso vocês queiram claro!  ;)

Subliminal, a pagina oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: