segunda-feira, 1 de julho de 2013

Man of Steel (2013) IMAX 3D

Acabei de ver: Man of Steel (2013)

E este aguardado Man of Steel acabou por ser mesmo o meu primeiro filme visto em IMAX, na nova sala de cinema que abriu recentemente no Colombo. E começando por falar nessa nova experiência devo dizer que fiquei impressionado com a imagem proporcionada pela tela e fita em IMAX. Salta logo à vista a clareza da imagem, muito mais brilhante e a proporcionar uma experiência 3D melhor que nos outros cinemas. Mesmo este Man of Steel que foi convertido à posteriori não ficou nada mal na fotografia ;)

Já no capitulo sonoro aquilo têm um potencia do caraças e que até acho um pouco exagerada. Parece-me que o pessoal com ouvidos mais sensíveis poderão ter dificuldades em habituar-se ao som durante a reprodução do filme. Para esses, muitos sustos e vibrações constantes é o que podem esperar...

Mas no geral fiquei convencido com a sala, muito espaço entre às filas, embora este espaço acabe por prejudicar um pouco a inclinação das filas. Uma pessoa mais baixa atrás, com uma pessoa mais alta na sua frente vai ter dificuldades e vai acabar por ver uma cabeça no meio das legendas ;)

Não posso também de deixar de comentar a trailer do Gravity que me deixou completamente maravilhado, muito mais impressionante que o do Pacific Rim e do Elysium que também passaram no IMAX!

Mas passando já para o filme devo dizer que esperava um pouco mais e fico na duvida que se visto numa sala normal não estaria agora a comentar uma grandíssima desilusão cinematográfica. Não há duvida que filmes destes com grandes efeitos especiais e imenso CGI, são sempre obras que tenho que ver o quanto antes, mas isso só não chega, e este fora isso parece-me muito oco em conteúdo.

Para começar a introdução no planeta Krypton é bastante longa e a dar ideias de uma Space-Opera. Russel Crowe (Jor-EL) até têm boa presença e muitos minutos de filme, mas consegue estar no pior... aquela aterragem ou aquelas cenas em conjunto com a Amy Adams (Lois Lane), em que esta consegue SPOILERS eliminar alguns homem do General ZOD bem treinados são evitáveis. 

E depois isto é só um principio de pontas soltas e coisas que não percebo... Umas imagens satélite de uma nave, um apagão geral e uma mensagem transmitida em todo o lado em varias línguas em nome de ZOD foram suficientes para assustar um planeta inteiro que ainda não conhecia o homem de aço, e que não teve qualquer prova física do poder e da existência do próprio general ZOD ? E depois bem no final da fita alguém me sabe dizer se o Homem de aço conseguiu salvar aquela família dos olhos do ZOD ?

Com isto tudo não percebo porque é que precisaram de um produtor com o Nolan! Já o Zack Snyder esquecido das imagens lentas, proporciona espantosas cenas de ação e destruição, mas com a imagem a ficar um pouco distorcida e a não dar para perceber bem o que acontece. Mesmo com tanto CGI, há certamente bons truques que se podem fazer com a câmara. 

Já o elenco/personagens não é por eles que este Man of Steel não resulta melhor, os vilões são bons... principalmente aquela Faora que consegue a proeza de estar em todas às melhores cenas deste Man of Steel. Não é por acaso que encontramos muitas semelhanças entre esta Faora e a Ursa do Superman 2...  ;)


Bem pode ser que depois numa segunda visualização mais tarde em casa e depois de passada a expectativa inicial consiga ficar mais convencido... Por agora o Superman original, ou o Batman Begins continuam a ser obras de outro campeonato ;)

2 comentários:

  1. Tambem fiquei assim acerca do filme. Um misto de desapontamento e ao mesmo tempo ainda assim admirado com evidentes qualidades que o filme consegue exibir (a narrativa não-linear, a criatividade visual, os efeitos visuais perfeitos e imperceptíveis).
    Pode ser que com uma sequela superem esta abordagem renovada, que esperava que fosse melhor.

    ResponderEliminar
  2. Esperamos que sim, e que venham sequelas melhores. Mas é como disse, mais tarde é filme que vou rever e pode ser que descubra algo que o faça subir ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: