Já tinha falado por aqui em como podemos fazer backups fáceis do cartão de memoria do Raspberry Pi. No entanto no caso de precisarmos de encolher a partição do sistema para ela caber noutro cartão de memoria mais pequeno. Ou simplesmente porque queremos partilhar a nossa configuração pela web e necessitamos de uma imagem mais pequena temos a seguinte opção:
Vamos precisar de um programa e editor de partições para conseguirmos encolher a partição. Em Linux em uso bastante o GParted.
Então com um computador com o GParted instalado ligamos a cartão de memoria nele e abrimos o GParted para encolhermos a partição para um tamanho desejado...
O importante aqui no "resize" da partição é que não devem movê-la depois do encolhimento para fora do inicio do cartão. Ou seja os dados escritos no cartão terão que ficar obrigatoriamente no inicio deste!
Finalmente com a partição/cartão encolhido, podemos tratar de fazer o seu backup e para isso nada mais pratico que o comando dd...
O truque aqui com o comando dd, será copiar só mais alguns MBs que o espaço ocupado no cartão...
Na ultima figura às duas partições do cartão têm às duas juntas cerca de 1.5GB. Então vamos dizer ao comando dd para copiar 1600MB do cartão:
dd if=/dev/sdb of=sdcard.img bs=1M count=1600
E com este comando o dd, copia apenas os primeiros 1600MB do cartão. Precisamente onde estão todos os dados. De outro modo caímos sempre no erro de copiar o cartão inteiro mesmo o espaço que não tinha dados...
Para gravarem a imagem já noutro cartão:
dd if=sdcard.img of=/dev/sdb
Sempre que utilizem o comando dd nestes exemplos, devem utiliza-lo na pasta onde têm/querem fazer os backups. Assim como devem mudar a letra sdX conforme a montagem do cartão no vosso computador. Usem o comando df -h que ele dá uma boa ajuda nisso ;)
Todo este processo pode ser feito num computador com Linux, ou até mesmo um LiveCD do Ubuntu por exemplo serve.
E pronto com isto basicamente descobrimos o segredo das imagens pequenas das distribuições de Linux para o Raspberry Pi que descarregamos da web ;)
E pronto com isto basicamente descobrimos o segredo das imagens pequenas das distribuições de Linux para o Raspberry Pi que descarregamos da web ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário