Ultimamente tenho perdido algum do meu tempo em torno dos LiveCDs e do seu arranque a partir de discos rígidos e de penUSB.
Um dos métodos mais fáceis de isso ser feito é com este grml-rescueboot. Um utilitário capaz de fazer "boot" de isos desde que estes tenham um ficheiro especial de configuração (loopback.cfg).
O método é muito fácil mesmo, basta ter o grub correctamente instalado. Depois é instalar o grml-rescueboot e finalmente largar os "isos" dentro da pasta /boot/grml. É ainda necessário actualizar o grub para que este adicione os "isos" ao menu de arranque do grub.
Nem todos os "isos" vão funcionar! Como expliquei só vão funcionar deste modo os "isos" que tenham o ficheiro "loopback.cfg". Este ficheiro esta em /boot/grub/loopback.cfg. Com isto podem previamente saber se este ou aquele "iso" vai funcionar caso o inspeccionem antes ;)
Já existem muitas distribuições que usam esta configuração, como o Ubuntu, o Linux Mint, e o próprio Grml entre outros....
Para colocar isto então a funcionar a partir de uma distro como o Ubuntu:
1 - Primeiro instalamos o grml-rescueboot:
sudo apt-get install grml-rescueboot
2 - Com o grml-rescueboot instalado, basta copiar os "isos" para a pasta /boot/grml:
sudo cp exemplo.iso /boot/grml/
3 - Finalmente actualizamos o grub:
sudo update-grub
E pronto com este método podemos testar livecds e "isos" sem queimar CDs e sem ser preciso recorrer a maquinas virtuais. É muito útil terem pelo menos uma distro adicionada ao grub para um caso de emergência em que o sistema principal se recuse a arrancar.
Nos próximos tempos aqui no blogue, conto colocar mais algum material relacionado com este artigo e com situações de arranque, recuperação, utilização e teste de computadores. Fiquem então atentos ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário