quarta-feira, 30 de julho de 2014

Como bloquear sites adultos no tablet Android das crianças?

Hoje em dia com os mais novos a terem acesso às novas tecnologias desde muito cedo torna-se vital a sua protecção também nestes meios tecnológicos. O que não é nada fácil diga-se com a cultura aberta e a filosofia sem barreiras da internet. Em relação ao navegador web, às pesquisas e ao bloqueio de sites impróprios para crianças. Podemos bloquear isso de um modo bastante fácil mesmo para quem não é dado a muitas invenções nos computadores e nos dispositivos moveis como os tablets Android.

O método que vós trago aqui é mudando os servidores DNS da vossa ligação web usando ao invés os DNS da OpenDNS com a protecção Family Shield.

A protecção Family Shield é totalmente grátis sendo actualizada varias vezes ao dia com endereços de novos sites que abrem diariamente. Não é uma protecção 100% segura (e existe alguma?) mas é algo que facilmente colocam em funcionamento no tablet Android do vosso filho.


1 - Se pesquisarem na Play Store por OpenDNS ou Family Shield, um dos resultados da pesquisa é este SetDNS que inclui os DNS da Family Shield. Basta pois instalarem essa aplicação, abrindo-a e escolhendo a opção OpenDNS Family Shield carregando depois no botão Apply. É preciso depois reiniciar a ligação/placa wireless do dispositivo para que entre às novas definições.


Esta aplicação do SetDNS só têm o problema de precisar de "root" para funcionar o que pode tornar-se um problema para quem não tenha acesso root no dispositivo Android. Para esses nada como efectuar nova pesquisa na Play Store por outro programa do género. Mas atendendo há situação penso que a maioria destes programas precisará de acesso root para alterações no sistema.

2 - Outra hipótese para quem não pode usar o SetDNS ou não têm root, é alterar manualmente os endereços DNS na ligação Web que têm no tablet. É fácil e dá para todos... e se algo correr mal nada como voltar ao inicio. Portanto não há qualquer medo de dar cabo do que quer que seja. E lembre-se é para proteger o mais novo ;)

Então basta aceder às definições/ligação wireless carregando em cima da ligação até aparecer uma nova caixa:


Na nova caixa seleccionem a opção para Modificar Rede, escolham Opções Avançadas...

E na caixa seguinte procurem pela opção de trocar o DHCP por Endereço Estático!

Com o endereço estático seleccionado e nos campos DNS 1 e DNS 2 coloquem respectivamente e manualmente os endereços da Family Shield: Um em cada campo:

208.67.222.123
208.67.220.123

Façam guardar para depois logo reiniciarem a vossa placa/ligação wireless para a protecção entrar activa.

Se abrirem o navegador num site improprio ou que esse esteja bloqueado nos endereços da Family Shield, é isto que vai aparecer:



E na rede wifi estão protegidos... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: