Avançar para o conteúdo principal

Trovoada = 4 portas de rede queimadas!

O mau tempo dos últimos dias voltou a fazer das suas aqui em casa infelizmente... É a segunda vez que me acontece nos últimos anos. Isto diz-me que além de não ter o equipamento devidamente protegido, que trovoadas de verão são efetivamente "mesmo" mais perigosas!

A verdade é que tenho todos os equipamento eléctricos por trás de  tomadas de supressão de picos de energia incluído a rede telefônica e o adsl. Os estragos aconteceram todos na rede ethernet de casa no total de quatro portas em três equipamentos distintos. Duas portas no router MEO, mais a porta WAN do router da FON que estava ligada ao MEO, e por ultimo a porta ethernet de um dos meus RPi.




É frequente eu desligar os equipamentos que não estou a utilizar recorrendo sempre ao botão de ligar e desligar das tomadas de supressão de picos. Faço isso principalmente por questões energéticas e os únicos equipamentos que estão sempre ligados acabam por ser esses dois routers. Já o RPi estava ou ficou ligado por esquecimento. Além destes tenho ainda sempre ligado a minha nova Cubietruck mas esta por sorte não ficou danificada ou então a porta ethernet desta é de melhor qualidade ;)

Pois é os "volts" a mais tiveram que surgir na rede telefônica e passaram pela respectiva tomada de supressão de picos da marca Trust que já tenho há alguns anos. Devo eu reclamar ?

A identificação das portas ethernet danificadas foi logo visual com os respectivos leds apagados. E a solução passa agora primeiro pela breve substituição do router da MEO pelos técnicos. Ele funciona excepto nas portas 3 e 4! Esta falta de portas agora eu resolvi temporariamente adicionando-lhe um switch.... easy ;)

Já o router da FON felizmente ele funciona em modo Bridge mesmo sem a porta WAN danificada e como só o quero para isso nem me chateio mais. Quanto ao RPi que por sinal era o melhor que tinha (512MB)... a este vou adicionar-lhes um adaptador de ethernet por USB ou uma placa Wifi. Acessórios estes que até tenho de compras passadas na DX ;)

Agora para isto não me acontecer uma terceira vez, será que tenho que ir para uma boa UPS ? E mesmo assim o que me garante que a linha telefônica fica protegida ? Desta vez não ficou com uma tomada que garantia essa proteção ;(

Comentários

  1. Acontece-me idêntico quase todos os anos. Portas do router queimadas e impressora ligada por cabo de rede também. Através da corrente eléctrica também uso a tomada para evitar os picos de tensão. Também gostava de saber o que usar para proteger os equipamentos da linha telefónica.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)