Avançar para o conteúdo principal

Raspberry Pi 2 - Novo modelo já disponível!

Quad-Core com 1GB de Ram, o mesmo layout do B+, compatível com o software atual e custa os mesmos 35 dólares! Esperem lá que eu estou a ter um "NERDGASM" ;)


Demorou mas a fundação Raspberry Pi já tem um novo modelo para enfrentar a concorrência mais poderosa entre os mini-pcs ARM que têm aparecido. Este novo modelo, o Raspberry 2 esta bem "apanhado" sendo compatível com tudo o que já existe dentro da grande comunidade Raspberry montada nestes últimos anos. Placas, câmeras e software tudo serve neste novo modelo, sendo que este novo SoC é um Broadcom BCM2836 Cortex-A7, chip Quad-Core.

Segundo a fundação, este modelo têm um performance cerca de 6 vezes superior ao Raspberry original. No entanto parece-me que isso só deverá ser conseguido com todo o software compilado agora especificamente para este novo ARMv7. Mas isso é algo que saberemos brevemente com os primeiros testes e benchmarks deste novo Pi.

A juntar a estas novidades todas, a Microsoft também parece querer apanhar o sucesso deste Raspberry disponibilizando o Windows 10 entre os sistemas suportados pelo Rasp2. E continuando nos sistemas, é fácil adivinhar que Android neste SoC, agora é só mesmo uma questão de tempo.

Vou tratar de encomendar já um para mim... até porque tenho algumas caixas B+ extras por ocupar ;)

Comentários

  1. Agora sim meu NAS faz tudo vai para frente.

    ResponderEliminar
  2. Boas
    Tenho a versão 1. Queria saber se o transformador é o mesmo para a versão 2.

    Obrigado

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)