Avançar para o conteúdo principal

Clone Chinês HiFiBerry Digi+ no Raspberry Pi

A ausência da saída óptica S/PDIF no Raspberry Pi, pode ser um pequeno problema quando pretendemos tirar o melhor do RPi em conjunto com o nosso sistema de áudio dedicado!

Felizmente a popularidade do Raspberry é tanta que já existem algumas placas para encaixar diretamente nos GPIO headers da board Raspberry. E com isto não só melhoramos a qualidade do som como temos a disposição mais algumas opções de ligação. Claro que há placas dessas que custam tanto ou mais que o próprio Pi, e com os custos dos portes, então podemos chegar a um valor monetário em que encontramos outras alternativas ao próprio Raspberry Pi.


Depois existe a China que copia tudo, vende mais barato e ainda oferecem os portes. Então para quem procurava uma opção para ligar um Pi2 diretamente numa coluna de som por entradas S/PDIF... procurou e encontrou isto: Um clone Chinês da placa HiFiBerry Digi+ na Banggood.

Em termos de ligação e usando o meu Pi2 com o OpenELEC mais recente, a placa é reconhecida como uma HiFiBerry bastando só adicionar o seguinte ao ficheiro "config.txt" para que tudo funcione:

dtoverlay=hifiberry-digi 
dtdebug=1

Depois é só selecionar a placa nas definições do Kodi/OpenELEC para que o som se faça ouvir...


No final ainda foi preciso dar uns "retoques" na caixa do Raspberry para acomodar a dita placa... o resultado acho que convence ;)


Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)