domingo, 15 de março de 2015

RecalBoxOS - Emulação Retro no Raspberry Pi

Há pouco descobri este RecalBoxOS para o Raspberry Pi, e logo descobri também que este é a distribuição mais fácil de usar para quem pretende jogar Retro no Raspberry Pi. Não são precisos conhecimentos de Linux, nem precisamos tão pouco da linha de comandos. Com o RecalBoxOS é tudo muito fácil...


É uma distribuição de origem Francesa totalmente OpenSource e construída com a excelente ferramenta buildroot para sistemas Linux!

RecalBoxOS têm como frontend a EmulationStation e toda a configuração da Box é feita nesses mesmos menus. Definir ligação Wifi, Online Updates, configuração de comandos e joysticks USB e etc... Ou seja tudo o que precisamos sem recorrer a mais complicada linha de comandos ;)


O sistema já suporta mais de uma dezena de consolas e já traz consigo alguns jogos "homebrew" para varias dessas consolas. Além disto nas ultimas versões o RecalBoxOS também passou a disponibilizar o Kodi para uma experiencia Media Center total com esta excelente distro!

A instalação do sistema é bastante simples e não precisam de uma maquina Linux para o fazerem... Basta efetuarem o download do arquivo .zip do RecalBoxOS e extraírem o mesmo dentro de um cartão formatado em fat32. Depois é só ligarem esse mesmo cartão no Raspberry Pi para arrancarem com a instalação selecionando no menu que aparece o RecalBoxOS.

Depois para adicionarem mais jogos, basta copiarem essas ROMs através da rede e para pastas que o RecalBoxOS criou. Cada uma dessas pastas têm um nome de um sistema que emula. É só copiar às roms corretas para às respectivas pastas que depois os jogos aparecem nos menus da EmulationStation.

O RecalBoxOS pode ser usado tanto no modelo mais antigo do Raspberry Pi, como agora no novo modelo. Sendo que com as características do modelo 2 do RPi esse será o mais ideal para a emulação de jogos. 

Com isto espero que comecem desde já a construir a vossa cabine Arcade com o Raspberry Pi e o RecalBoxOS ;)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: