Avançar para o conteúdo principal

RecalBoxOS - Emulação Retro no Raspberry Pi

Há pouco descobri este RecalBoxOS para o Raspberry Pi, e logo descobri também que este é a distribuição mais fácil de usar para quem pretende jogar Retro no Raspberry Pi. Não são precisos conhecimentos de Linux, nem precisamos tão pouco da linha de comandos. Com o RecalBoxOS é tudo muito fácil...


É uma distribuição de origem Francesa totalmente OpenSource e construída com a excelente ferramenta buildroot para sistemas Linux!

RecalBoxOS têm como frontend a EmulationStation e toda a configuração da Box é feita nesses mesmos menus. Definir ligação Wifi, Online Updates, configuração de comandos e joysticks USB e etc... Ou seja tudo o que precisamos sem recorrer a mais complicada linha de comandos ;)


O sistema já suporta mais de uma dezena de consolas e já traz consigo alguns jogos "homebrew" para varias dessas consolas. Além disto nas ultimas versões o RecalBoxOS também passou a disponibilizar o Kodi para uma experiencia Media Center total com esta excelente distro!

A instalação do sistema é bastante simples e não precisam de uma maquina Linux para o fazerem... Basta efetuarem o download do arquivo .zip do RecalBoxOS e extraírem o mesmo dentro de um cartão formatado em fat32. Depois é só ligarem esse mesmo cartão no Raspberry Pi para arrancarem com a instalação selecionando no menu que aparece o RecalBoxOS.

Depois para adicionarem mais jogos, basta copiarem essas ROMs através da rede e para pastas que o RecalBoxOS criou. Cada uma dessas pastas têm um nome de um sistema que emula. É só copiar às roms corretas para às respectivas pastas que depois os jogos aparecem nos menus da EmulationStation.

O RecalBoxOS pode ser usado tanto no modelo mais antigo do Raspberry Pi, como agora no novo modelo. Sendo que com as características do modelo 2 do RPi esse será o mais ideal para a emulação de jogos. 

Com isto espero que comecem desde já a construir a vossa cabine Arcade com o Raspberry Pi e o RecalBoxOS ;)



Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)