Avançar para o conteúdo principal

Cartão SD dos "Chineses" com escrita lenta

Há algum tempo atrás adquiri um daqueles cartões "generosos" em tamanho por uma dezena de €uros na AliExpress. Um MicroSD de 128GB por cerca de 11€!! Vamos lá ver o que daqui sai...


Bem este é daqueles negócios a evitar mesmo. Desde não conseguir formatar o cartão em mais nada do que fat32 - Este não é reconhecido em um par de maquinas fotográficas que experimentei - Até uns estonteantes 1.2MB/s de velocidade de escrita..... Bem aquela das maquinas é de proposito... olha guardar às fotos de ferias numa relíquia destas. Só para quem quer mesmo problemas ;)

Quase, quase a desistir do cartão quando lá arranjei serviço para ele... Mas ainda havia um problema.! Como copiar para lá os ficheiros se alguns até se "perdem" nas transferências devido a velocidade de escrita tão limitada que o cartão têm.

A boa linha de comandos de Linux e o comando scp têm uma opção para resolver isso...

O parâmetro -l limita a velocidade de copia de ficheiros em kbps. Assim usando este comando podemos limitar a transferência de ficheiros para uma velocidade máxima um pouco inferior a capacidade de escrita do cartão. Parece-me bem!

Exemplo:

scp -l 9000 -r /media/videos /media/sdcard/

Este comando em cima copia todas as pastas dentro de videos para dentro da pasta sdcard a 9000kbps que são 1.13MB/s. A esta velocidade demoramos mais de dia e meio a encher os 128GB no cartão!!

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)