Avançar para o conteúdo principal

Capitão Falcão (2015)


Em plena época da ditadura Portuguesa, Capitão Falcão é o homem de confiança leal a Antonio de Oliveira Salazar o chefe de estado Português. Os movimentos antifascistas começam a crescer pondo em causa o Estado Novo de Salazar. Com o seu fiel companheiro o Puto Perdiz, Falcão o Super-Heroi Português vai defender com a sua vida aquilo em que acredita mais... a ditadura Portuguesa.

Pintado e encenado com poucos meios, Capitão Falcão não deixa de ser um "portento" em muitos níveis artísticos e técnicos desde a imagem, os visuais, guarda-roupa até os créditos iniciais e finais estão soberbos. Um filme que é um critica mordaz à época de então onde não falta nada com todos ou cheio de pormenores históricos de então.

Gonçalo Waddington têm na personagem Falcão, o papel da sua carreira. É um autentico "one man show" e dificilmente conseguimos idealizar outro ator que não ele no papel deste herói fascista Português. Depois ainda temos o soberbo João Pinto como Salazar e ainda os Capitães de Abril muito bem trajados.


Cenas estupidamente ridículas que se tornam engraçadas, e muitos momentos únicos dentro do panorama cinematográfico Português. Uma boa meia-duzia de "one-liners" que lançam este Capitão Falcão no bocas do grande publico. Não falta também uma cena pós-créditos para a sequela e um twist final que sendo previsível serve para quem pensava que já tinha visto tudo! 

Sequela, ou prequela façam o que quiserem que este Capitão Falcão bem merece... ;)

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)