Avançar para o conteúdo principal

Cubietruck "conhece" Tvheadend

Recentemente coloquei outro servidor a funcionar aqui em casa... Desta vez um servidor de streaming e gravação para utilizar na rede TDT Portuguesa, o Tvheadend


Este Tvheadend é uma aplicação bastante completa para servir TV por cabo, antena ou satélite dispondo de um excelente interface web de gestão e configuração.

Tvheadend é uma aplicação de código aberto e pode ser instalada praticamente em qualquer maquina Linux e ainda "acho" alguns sistemas com Android. Funciona como servidor, mas depois precisamos dos clientes para poder ver TV. Por exemplo em qualquer aparelho que tenham o Kodi instalado, basta adicionarem o add-on de cliente Tvheadend, configurarem esse cliente com o servidor e pimba já esta!

A maquina que uso aqui em casa para este tipo de serviços... ou seja a maquina ligada 24h/dia é a minha Cubietruck que corre uma versão alterada do Debian Jessie.

Utilizei o seguinte script para a instalação do Tvheadend na Cubie:

sudo apt-get -y install git
cd ~
git clone https://github.com/igorpecovnik/Debian-micro-home-server
chmod +x ./Debian-micro-home-server/install.sh
cd ./Debian-micro-home-server sudo
./install.sh


Depois de abrir o script é escolher a instalação do Tvheadend que o processo e todo ele quase automático. O servidor fica a correr depois na porta 9981 do IP da Cubietruck.

No inicio tinha algumas duvidas de como se portava mais este serviço a correr na Cubietruck, mas depressa percebi que a maquina não falharia e foi o que aconteceu. Serviço impecável e já testado em 2 ou 3 clientes diferentes e todos ao mesmo tempo sem qualquer tipo de "engasgos" e apenas com alguns artefatos sempre e só quando mudava de canal. Mas isso acho que é "mal" da TDT de Portugal.

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)