quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Cubietruck "conhece" Tvheadend

Recentemente coloquei outro servidor a funcionar aqui em casa... Desta vez um servidor de streaming e gravação para utilizar na rede TDT Portuguesa, o Tvheadend


Este Tvheadend é uma aplicação bastante completa para servir TV por cabo, antena ou satélite dispondo de um excelente interface web de gestão e configuração.

Tvheadend é uma aplicação de código aberto e pode ser instalada praticamente em qualquer maquina Linux e ainda "acho" alguns sistemas com Android. Funciona como servidor, mas depois precisamos dos clientes para poder ver TV. Por exemplo em qualquer aparelho que tenham o Kodi instalado, basta adicionarem o add-on de cliente Tvheadend, configurarem esse cliente com o servidor e pimba já esta!

A maquina que uso aqui em casa para este tipo de serviços... ou seja a maquina ligada 24h/dia é a minha Cubietruck que corre uma versão alterada do Debian Jessie.

Utilizei o seguinte script para a instalação do Tvheadend na Cubie:

sudo apt-get -y install git
cd ~
git clone https://github.com/igorpecovnik/Debian-micro-home-server
chmod +x ./Debian-micro-home-server/install.sh
cd ./Debian-micro-home-server sudo
./install.sh


Depois de abrir o script é escolher a instalação do Tvheadend que o processo e todo ele quase automático. O servidor fica a correr depois na porta 9981 do IP da Cubietruck.

No inicio tinha algumas duvidas de como se portava mais este serviço a correr na Cubietruck, mas depressa percebi que a maquina não falharia e foi o que aconteceu. Serviço impecável e já testado em 2 ou 3 clientes diferentes e todos ao mesmo tempo sem qualquer tipo de "engasgos" e apenas com alguns artefatos sempre e só quando mudava de canal. Mas isso acho que é "mal" da TDT de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: