Avançar para o conteúdo principal

Novo modelo Raspberry Pi 3!

O Raspberry Pi já fez 4 anos, e durante esse tempo já conquistou o estatuto de computador popular. E a versão 3 já foi oficialmente anunciada estando desde já disponível para venda pelo mesmo preço de sempre os 35€! 
Este modelo 3 aparece exatamente um ano depois do modelo 2 com a fundação Raspberry a cumprir o que vêm dizendo... oferece mais pelo mesmo preço. 


Esta nova versão "3B" vêm com um novo processador Quad-Core de 64bits, mais os tão esperados módulos onboard de Wifi e Bluetooth. Tudo o resto é exatamente o mesmo só mudando de sítio os leds e mantendo a compatibilidade total do software e hardware atual.

Para quem ainda não tem um destes computadores... este é o modelo ideal para comprar agora. No entanto para aqueles que já possuem o modelo 2, ainda pode ser um pouco cedo mas parece-me desde já que os ganhos serão poucos e que em muitos dos casos não valerá o upgrade. Veremos agora se este Pi já consegue os 1080p em HEVC por software! Se sim será então uma boa razão para o upgrade caso tencionemos utilizá-lo como Media Center com o Kodi.

A questão do SoC ser de 64bits, é que é um pouco pertinente no sentido em que existe muito pouco software para tirar partido desses bits todos. É que por este andar da carruagem... mais depressa sai um novo modelo do que chega o Raspbian ou o OpenELEC ARM de 64bits!

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)