quarta-feira, 11 de maio de 2016

OpenELEC ou LibreELEC ?

Por aqui já sabem que sou utilizador do OpenELEC há bastante tempo. É uma das minhas distribuições de Linux favoritas sendo sem duvida a minha favorita para utilizar com o popular Kodi. Este OpenELEC acaba por não ser um sistema operativo como os outros, pois ele foi criado e pensado com uma unica finalidade... utilizar com XBMC/KODI.


É um sistema que utiliza o minimo de recursos necessários para aproveitar totalmente às muitas funcionalidades do Kodi. Não precisamos instalar software ou outros programas, nem muito menos preocuparmo-nos com notificações de tarefas do sistema operativo porque o OpenELEC transforma qualquer PC numa "set-top-box" que sem problemas só serve para aquilo ;)


Recentemente a comunidade de programadores do OpenELEC dividiu-se e os motivos que nós os utilizadores sabemos foi por qualquer coisa como divergências criativas! Foi então criada uma "fork" do OpenELEC a que chamaram de LibreELEC. O OpenELEC nas ultimas versões vinha sofrendo de updates mais longos e cada vez mais distantes dos lançamentos oficiais do Kodi. Percebia-se logo que algo não andava bem...


Atualmente a equipa do LibreELEC é já bastante numerosa com mais de duas dezenas de programadores ativos e alguns deles bastante conhecidos dentro da comunidade OpenELEC/Kodi e Raspberry. Esta divisão surgiu mesmo por algum descontentamento desses programadores que gostavam de aplicar funcionalidades no sistema mas acabavam sempre há espera de aprovação do celebro e criador do OpenELEC. Um dos membros do LibreELEC até escreveu um excelente artigo comparando a separação com uma analogia de uma banda de rock que a mim me deu bastante gozo a ler.

Assim e dando a minha opinião pessoal entre estas agora duas fantásticas distribuições para o Kodi:

OpenELEC É para quem quer estabilidade acima de tudo, não querem problemas e não se importam de esperar por updates do sistema com algum possível distanciamento dos lançamentos oficiais do Kodi. Depois algo que também me parece importante nesta escolha é que quem iniciou o projeto continua no projeto. E às vezes um único homem pode fazer a diferença. Concordam ?

LibreELEC É mais indicado para quem gosta de experimentar os últimos lançamentos do Kodi e que não se importa com um ou outro bug que vá aparecendo. Espera-se também que com o LibreELEC existam mais addons de sistema (não confundir com os addons genéricos do Kodi) e que haja pois mais funcionalidades no sistema. Por exemplo o suporte para Docker que existe logo desde a primeira versão estável do LibreELEC. Adições e funcionalidades que "fogem" um pouco ao que foi planeado, só serve para correr aquilo, lembram-se ?

Para já é de esperar também que ambos os sistemas sejam idênticos e com muito poucas diferenças e que mesmo futuramente um ou outro erro que apareça e que seja corrigido num sistema, não será difícil de prever que no outro sistema farão o mesmo.

É só escolherem e eu não hesito em recomendar ambos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: