Avançar para o conteúdo principal

OpenELEC ou LibreELEC ?

Por aqui já sabem que sou utilizador do OpenELEC há bastante tempo. É uma das minhas distribuições de Linux favoritas sendo sem duvida a minha favorita para utilizar com o popular Kodi. Este OpenELEC acaba por não ser um sistema operativo como os outros, pois ele foi criado e pensado com uma unica finalidade... utilizar com XBMC/KODI.


É um sistema que utiliza o minimo de recursos necessários para aproveitar totalmente às muitas funcionalidades do Kodi. Não precisamos instalar software ou outros programas, nem muito menos preocuparmo-nos com notificações de tarefas do sistema operativo porque o OpenELEC transforma qualquer PC numa "set-top-box" que sem problemas só serve para aquilo ;)


Recentemente a comunidade de programadores do OpenELEC dividiu-se e os motivos que nós os utilizadores sabemos foi por qualquer coisa como divergências criativas! Foi então criada uma "fork" do OpenELEC a que chamaram de LibreELEC. O OpenELEC nas ultimas versões vinha sofrendo de updates mais longos e cada vez mais distantes dos lançamentos oficiais do Kodi. Percebia-se logo que algo não andava bem...


Atualmente a equipa do LibreELEC é já bastante numerosa com mais de duas dezenas de programadores ativos e alguns deles bastante conhecidos dentro da comunidade OpenELEC/Kodi e Raspberry. Esta divisão surgiu mesmo por algum descontentamento desses programadores que gostavam de aplicar funcionalidades no sistema mas acabavam sempre há espera de aprovação do celebro e criador do OpenELEC. Um dos membros do LibreELEC até escreveu um excelente artigo comparando a separação com uma analogia de uma banda de rock que a mim me deu bastante gozo a ler.

Assim e dando a minha opinião pessoal entre estas agora duas fantásticas distribuições para o Kodi:

OpenELEC É para quem quer estabilidade acima de tudo, não querem problemas e não se importam de esperar por updates do sistema com algum possível distanciamento dos lançamentos oficiais do Kodi. Depois algo que também me parece importante nesta escolha é que quem iniciou o projeto continua no projeto. E às vezes um único homem pode fazer a diferença. Concordam ?

LibreELEC É mais indicado para quem gosta de experimentar os últimos lançamentos do Kodi e que não se importa com um ou outro bug que vá aparecendo. Espera-se também que com o LibreELEC existam mais addons de sistema (não confundir com os addons genéricos do Kodi) e que haja pois mais funcionalidades no sistema. Por exemplo o suporte para Docker que existe logo desde a primeira versão estável do LibreELEC. Adições e funcionalidades que "fogem" um pouco ao que foi planeado, só serve para correr aquilo, lembram-se ?

Para já é de esperar também que ambos os sistemas sejam idênticos e com muito poucas diferenças e que mesmo futuramente um ou outro erro que apareça e que seja corrigido num sistema, não será difícil de prever que no outro sistema farão o mesmo.

É só escolherem e eu não hesito em recomendar ambos.

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)