Avançar para o conteúdo principal

Pixel Desktop: A nova imagem do Raspbian

Há uma nova atualização no sistema oficial para o Raspberry Pi! O Raspbian recebeu uns retoques estéticos com o novo Pixel Desktop, e já esta disponível para download.


Pixel traz consigo novidades como os wallpapers, icons novos, janelas novas, e também uma fonte padrão diferente tornando o Raspbian num sistema mais agradável e moderno como demonstram às imagens em cima.

Opções para desligar o bluetooth e o Wifi do RPi3, e talvez o mais importante... a substituição do browser pelo favorito de muitos utilizadores com o Chromium numa versão ajustada ao Pi e com suporte a videos do Youtube por intermedio de uma extenção que permite acelaração grafica por hardware!


Tudo alterações que vão ajudar a tornar o Raspberry mais e mais utilizado como computador de mesa capaz de substituir um Desktop tradicional em muitas e diferentes utilizações.

Para aqueles que já utilizam o Raspbian antes e querem atualizar, a Fundação Raspberry também deixou intruções para a linha de comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade 
sudo apt-get install -y rpi-chromium-mods 
sudo apt-get install -y python-sense-emu python3-sense-emu 
sudo apt-get install -y python-sense-emu-doc realvnc-vnc-viewer

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)