Avançar para o conteúdo principal

Subliminal : Instalação e utilização.

O popular Kodi já possui alguns addons para procurar legendas para os vídeos de diversos sites da Internet como o OpenSubtitles. Mas há uma coisa que o Kodi não faz que é colocar legendas nos vídeos antes da sua visualização e em múltiplos ficheiros, pastas ou subpastas. Para isso temos este Subliminal.


Subliminal é um programa em python para procurar legendas de vários sites da Web. Efetua o downloads das legendas para múltiplos ficheiros de vídeo, em varias línguas e com varias opções tudo ao mesmo tempo e de uma só vez. Subliminal não possui interface gráfico para a sua utilização, tudo em feito/programado em modo consola.

Subliminal é uma ferramenta ideal para terem instalado no vosso servidor ou HTPC e que esteja programado para correr de X em X tempo para colocar às legendas nos vídeos automaticamente e sem qualquer interceção da vossa parte.
Vou dar como exemplo a instalação do Subliminal numa maquina/servidor que corre o Debian. Nessa maquina vou correr o comando para o Subliminal uma vez por dia automaticamente com parâmetros para "apanhar" legendas não só em diversas línguas mas também com outros critérios...

1 - Subliminal pode ser facilmente instalado através do pip-install. É o método ideal para resolver dependências necessárias:
sudo apt-get install python-pip
sudo pip install subliminal

2 - Se tudo correu bem, o Subliminal e todas às dependências foram instaladas corretamente. Na consola podemos já pesquisar por legendas utilizando alguns das suas opções:
subliminal download -m 50 -l pt -l pt-BR -l en -a 1w /home/nasp/videos

E no exemplo acima, estou a pesquisar por legendas: (-m) min-score de 50, (-l) em PT, pt-BR, EN, (-a 1w) para vídeos copiados para a pasta /vídeos há menos de uma semana. 

3 - Mas o principal interesse é adicionarmos esse comando como tarefa do sistema para correr automaticamente. Para isso utilizamos o Cron:
crontab -e

E no ficheiro aberto, e na ultima linha colocamos o seguinte: Depois é fechar com CTRL+X guardando alterações:
0 3 * * * /usr/local/bin/subliminal download -m 50 -l pt -l pt-BR -l en -a 1w /home/nasp/videos/ >> /home/nasp/cron_subliminal.log

O comando correrá todos os dias às 3 da manhã, com o ficheiro de log a ser escrito em /home/nasp/cron_subliminal.log para podermos ver o registo de cada vez que o programa correu.

Atenção que em cronjobs, o comando têm que estar com todos os caminhos corretos. Mesmo o da localização do Subliminal em /usr/local/bin porque de outro modo não funcionaria.

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)