Avançar para o conteúdo principal

Nexx WT3020 com Gargoyle

Este Nexx WT3020 é provavelmente o mais barato router que podemos atualmente comprar capaz de suportar firmwares Linux como a OpenWRT ou a Gargoyle. Este modelo encontra-se facilmente na Aliexpress por menos de 15€. O modelo têm varias versões, mas as mais interessantes têm porta usb. Todas as versões com porta usb, dispõem também de 8MB de flash RAM.

O Nexx WT3020 é um MediaTek MT7620n com duas portas ethernet (Wan/Lan), 64MB RAM e Wireless 2.4 GHz 802.11n. Com um brinquedo destes podemos fazer algumas coisitas como um wireless repeater, um router para acesso anónimo através da rede TOR, ou simplesmente colocar uma impressora em rede.


Já tive oportunidade de comprar uma destas "pechinchas" ao qual logo atualizei com a firmware da Gargoyle que continua a ser a minha preferida. Fiz o update através do interface web original e correu tudo bem. Na web existem alguns "relatos" dos primeiros modelos do router e das versões de fw iniciais com muitos a ficarem danificados com o update.

Como nota, o meu modelo WT3020 com serial number: YS161919276F foi atualizado com a firmware da Gargoyle (gargoyle_1.9.1-ramips-mt7620-wt3020-8M-squashfs-factory.bin)

E uma das configurações iniciais que experimentei: Um router repetidor com uma segunda rede wireless, e duas portas de ethernet:



Esta configuração é uma das mais fáceis que conheço para adicionarmos um segundo router a rede de casa. Maior alcance wireless mantendo todos os computadores dentro da mesma rede.

Comentários

  1. Boas Nuno.
    Diz me uma coisa com este router consigo expandir a minha rede aqui em casa?
    Tenho o router da vodafone o techicolour...nao tem muito alcance com isto consigo melhor alcance nos quartos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim conseguiras fazer isso se conseguires colocar este router numa posição intermédia entre o router principal e os quartos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)