domingo, 13 de agosto de 2017

Adaptadores de cartões SD com extensão flexível de 25cms e 48cms

Nas voltinhas habituais pelo Aliexpress descobri estes adaptadores de cartões MicroSD com extensões flexíveis para 25cms e 48cms respectivamente.


Dependendo da utilização, estas extensões podem dar jeito em determinadas utilizações ou projetos que requerem uma montagem do hardware e do leitor de cartões numa posição difícil acesso. Claro que foi com essa ideia que logo encomendei duas unidades para testar.

Efetuando um triplo teste inicial de leitura e escrita, usei o mesmo cartão num Raspberry Pi A+ com overclock turbo oficial e o cartão é de 8GB da SanDisk Class 10.


No leitor de cartões do Raspberry:


Através do cabo com extensão de 25cms:


Através do cabo com extensão de 48cms:


Não existem grandes diferenças entre os 3 testes, e mais importante que tudo as extensões funcionam. Já numa segunda fase de testes efetuei um overclock ao leitor de cartões do Raspberry. Um overclock modesto para 63.000mhz (normal é 50.000mhz) e os testes correram todos bem com o aumento de velocidade a verificar-se nos três modos e sem grandes diferenças entre si.




Aumentado overclock do leitor para valores mais altos começaram aparecer problemas com a extensão de 48cms que só por uma vez consegui arrancar com um overclock de 83mhz começando logo a criar erros no cartão SD até este ficar completamente corrompido.

Já com a extensão de 25cms não houve problemas em 5 ou 6 reboots efetuados com overclock de 83mhz. 

E nas fotos seguintes o resultado para 83mhz no leitor do raspberry e depois com a extensão de 25cms:



Posteriormente ainda testei com um overclock do leitor para 100mhz que é o que uso habitualmente, mas na extensão de 25cms o Raspberry nunca arrancou ficando logo o cartão corrompido mais uma vez.

Claro que estes resultados podem ser alterados mediante os diversos leitores de cartões e também da qualidade de cada cartão MicroSD. Ambas às extensões são de relativa boa qualidade mediante o seu preço e a fixação dos cartões é por intermédio de mola.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: