segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Nova maquina construida: Uma Mini-Arcade Vertical

Inspirado em parte por um produto da Rabbit Engineering na parte do suporte do ecrã, e com um layout de botões idealizado a partir do "Competition Pro Stick", decidi fazer a seguinte Mini Arcada:



Com um aspeto sem duvida diferente do habitual mas que passo a explicar... 

A ideia principal seria construir uma Mini-Arcade completa que funciona-se e que fosse agradável de "pegar" e que não fosse vista como uma Mini-Arcade de amostra. Orientação Vertical essencialmente por dois motivos, o primeiro porque adoro shmups, e o segundo porque num ecrã de 7" que considero ainda pequeno, é aproveitado melhor na vertical mantendo há mesma o aspeto correto dos jogos.


Querendo distanciar a Arcade do termo "amostra" essa é a principal escolha para a montagem do ecrã que dá para afinar em altura, distancia e ângulo de visão para uma posição sentado ou de pé do jogador.

Há parte mais confusa poderá ser o layout estranho dos botões por cima do stick. Fácil explicar também, o layout não é de 5 mais de 3 botões! Vermelho, Amarelo e Branco que são respetivamente botão 1, 2, e 3. O terceiro botão o branco, é o partilhado. Ou seja temos dois botões do lado esquerdo e outros dois do lado direito que fazem o mesmo e que servem para e dão opção quer para um jogador que jogue com a mão esquerda nos botões quer o contrario. Por exemplo e no meu caso que sou "canhoto" a mão direita é a que pega no stick e uso a mão esquerda nos botões.


No geral os jogos com orientação vertical usam um ou dois botões, existem outros mais recentes que usam três. Penso ainda que existem uma minoria que será de 2 ou 3% de jogos Arcade Vertical que usam quatro botões. Ou seja penso que faz e fez todo o sentido a construção da maquina como expliquei.

Além do LCD de 7", dentro temos um Raspberry Pi 3 com todos os outros componentes cabos e botões necessários para tudo funcionar. Todo o material é generalista e Made in China. O setup, ou melhor arrumação de todo o material foi o mais desafiante desta construção... Cheguei a ter a maquina para montar sem saber ainda bem como iria caber tudo lá dentro e houve muita montagem feita só há base de pinças... 

Dimensões são de 60mm de altura, 150mm de largura e 300mm de comprimento, isto sem contar com o apoio do ecrã.



Resto dos botões e das ligações, deixei uma porta USB de fora, um botão para cortar energia e outro para shutdown do sistema. Botão de Select e Start, e mais dois um para o modo Turbo e Clear. Shumps claro!

A pintura escolhida foi o Mogno avermelhado pintado em duas ou três camadas e que fora este tempo de secagem a construção de tudo foi de cerca de dois dias.

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: