quarta-feira, 11 de julho de 2018

O meu projeto... Volumio

Novamente acabo por trazer primeiro às novidades nas redes sociais antes de colocar aqui um post no blogue. E isto voltou acontecer com este novo projeto já finalizado no mês anterior, o "projeto Volumio"!



Volumio é uma distribuição de linux no conceito audiófilo de verdadeiro player de musica de alta qualidade. É open source e existe para algumas das mais populares boards arm como o Raspberry Pi.

Já tinha planeado há algum tempo construir um brinquedo destes e depois de experimentar o Volumio que venho usando na oficina acabei por avançar com isto numa forma digamos secundaria depois de saber que podia adicionar um ecrã táctil ao projeto.  
Ora bem sei que o ecrã aqui é mesmo para uso secundário pois o Volumio pode ser controlado a partir de qualquer navegador web dentro da rede ou num smartphone. Mas o incrível ambiente visual do Volumio convenceu-me juntamente com a sua qualidade sonora, claro! 

Qualidade sonora esta dependente do hardware e não é o jack de 3.5mm do Raspberry que vai dar o melhor dos sons. Como tal usei um "chapéu" para o Pi que combina um "potente" amplificador de Class D pronto a ligar a umas colunas passivas sem qualquer tipo drivers e de ligação fácil:



E se o ecrã funciona secundariamente num aparelho de som ainda lhes adicionei um também desnecessário comando com fios para ligar e desligar o aparelho só porque sim. Para manter a originalidade pelo menos diferente ;)


PS: Aquele monte de fios enrolado atrás são de um cabo USB e já foi tratado e reduzido para metade, ... falta atualizar só a foto! 


Ecrã táctil de 7" (1024x600), Raspberry Pi 3B+, MicroSDcard 8GB, GeekWorm Hifi AMP 25W, 2 colunas Hertz DCX 100.3 de 60W e alguns cabos são os componentes. Madeira pinho pintada primeiro com óleo teca e depois de vários dias de secagem tratada com cera de abelha.
A fonte de alimentação é externa tipo dos portáteis, é de 12V 7A e alimenta tudo pois é o amplificador que depois fornece os 5V ao Pi. Os 7A da fonte são mais que suficientes para extrair todo o som do sistema que pode ser muito, muito alto. E muito alto não convém... 

O resultado deixou-me bastante satisfeito e em termos de som eu que sempre desconfiei dos audiófilos posso dizer que o som é muito bom e a diferença é bem audível entre a saída de audio do Pi, mesmo por HDMI e esta AMP montada no Pi com o Volumio.

Mas também é verdade que por exemplo uma simples placa de som DAC por USB no mesmo sistema também oferece uma qualidade de som muito boa e imperceptível ao meu ouvido comparando com este amplificador. 

Já sabem, um DAC baratucho por USB e um velho Raspberry com este Volumio pode ser o começo para transformarem uma das divisões da vossa casa sonoramente... 

A propósito o Volumio é "Multi-Room", talvez venha adicionar algo a este projeto ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: