sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Ender 3 - Agora sou iniciante a derreter plástico!

Aqui esta a primeira impressora 3D que mereceu o meu dinheiro, a nova Creality3D Ender 3.

Isto era uma questão de tempo até eu adicionar um brinquedo destes na minha bancada de invenções. Coisa que vinha sendo adiada mês após mês, ano após ano até a chegada desta Ender 3 que me convenceu primeiramente pelo seu preço e logo depois por fazer parte e andar nos TOPs da Web das melhores impressoras em relação ao custo/beneficio.


Começando por descrever a montagem demorei cerca de 1h30m a montar tudo o que esta dentro dos tempos da Creality. No entanto não sendo difícil de montar não é para iniciantes ou no caso, devem ser mais de uma pessoa a montar em conjunto.



Já possuo a Ender 3 há quase um mês o que é tempo suficiente para conhecer a maquina e para dar os primeiros passos em impressão 3D...


A primeira dificuldade que tive foi de autentico novato que foi descobrir que não bastava descarregar os ficheiros .stl do Thingiverse e colocar no cartão SD da Ender para começar a impressão. Pois claro que é preciso converter o ficheiro .stl para .gcode com às definições próprias para a impressora que vamos utilizar.

Tenho imprimido tudo até aqui em PLA e em termos de qualidade de impressão estou satisfeito embora penso que posso melhorar avaliando por alguns exemplos que tenho visto na web. Outras das primeira coisas que descobri é o nível da cama onde é feita a impressão que senão tiver bem nivelada só sai porcaria.... Esta Ender 3 como é uma impressora de entrada não têm o auto-nivelamento da cama como outras impressoras de gama alta. Mas podemos adicionar isso facilmente e que por acaso já estou esperando correio para tratar desse pormenor. Veremos depois...

E por falar em melhorias, AKA upgrades já fiz algumas na Ender 3 como adicionar um Raspberry Pi 3 para controlar a impressora por rede e para uma monitorização mais completa dispensado completamente o slot cartão Micro SD da Ender 3.


Estou usando a distro OctoPrint que dispõe de funcionalidades e plugins espectaculares como o Octolapse que permite fazer timelapse dos prints como mostro no video em baixo. Ou seja uma brincadeira dentro de outra brincadeira ;)

A Ender 3 foi comprada no mês de Julho passado na Gearbest, linha prioritária sem alfandegas e com tempo de entrega de 2 semanas e meia. 


4 comentários:

  1. eheheh Excelente Nuno, eu tenho a Ender2 optei por ela por ser bem mais pequena e para os meus projectos chega e sobra, tem uma cama 15x15 mas tem tanta qualidade como essa :)
    Bons prints

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheci essa depois da adquirir esta. Dizem que a Ender 2 têm uma qualidade impressão superior.

      Manda lá umas dicas...

      Eliminar
  2. Olá Nuno, quais são as tuas impressões até agora que tens dessa impressora?
    Eu tenho a Anet a8 mas penso que seja mais fraca.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Não penso que seja superior pois é tudo igual apenas a tua é maior.
    Dicas não te dou que também sou novo nisto mas para já tudo corre bem. :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: