segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Extrusora em Metal para Ender 3 e calibração

A minha Ender 3 esta já um pouco diferente de como é vendida pelo fabricante. Embora seja uma impressora que imprima com qualidade em relação ao seu fantástico preço pode ser sempre melhorada com novas peças. Algumas das alterações que já fiz foi adicionar o BLtouch para auto-nivelamento da cama, actualizei o software com a Marlin firmware, e substitui a placa da cama por uma base em vidro temperado.
A ultima adição que é a que venho falar hoje foi a substituição das peças de plástico que fazem a extrusão do filamento por uma peça em metal...


A peça original em plástico que serve de gatilho com a mola já tinha sido substituída por uma que fiz na impressora. É coisa que mais tarde ou mais cedo acaba por partir com muitos relatos na web disso mesmo. Decidido que ia para o metal, a extrusora que escolhi foi esta vinda do Aliexpress.
Fácil montagem e 90% compatível com a Ender 3. Digo 90% porque se for intenção montar no mesmo sitio da extrusora de plástico da Ender, não há espaço para colocar do lado esquerdo o encaixe fino para a passagem do filamento porque coincide na zona do eixo de 8mm do motor em Z:


Depois da montagem algo que é sempre recomendável é a calibração do filamento que é empurrado pela extrusora. Esta calibração deve ser sempre feita mesmo com às peças originais da Ender para os melhores resultados possíveis de impressão e também de retração do fio.

Com a Marlin firmware este acerto dos passos da extrusora pode ser feito de forma relativamente fácil usando os comandos no terminal. O ponto de partida é saber quais os steps actuais da impressora, e para isso digitamos o comando M503 e procuramos por uma linha com a informação M92 como mostra a imagem seguinte com os e-steps a serem E107.83.


Depois de sabermos os e-steps da impressora, a formula para calcular e acertar é:

distancia desejada / distancia medida * e-steps actuais = novo e-steps




Efectuando uma marcação no filamento de por exemplo 120mm, mandamos a impressora extrusar 100mm e voltamos a medir a distancia que marcamos antes. Acabamos por medir 15mm (120-15=105):


100/105*107.85 =102.71      (102.71 são os e-steps correctos)

No terminal enviamos então o comando M92 E102.71 e salvamos na eeprom com o M500

Para confirmar se tudo ficou certo, é repetir os passos efectuando nova marcação com 120mm e mandar novamente extrusar 100mm. Medidos depois 20mm exactos é o valor que diz que tudo ficou certo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: