segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Auto-Nivelamento da cama na Creality Ender 3

Não é preciso ser novato nisto das impressoras 3D para perceber que uma das coisas mais importantes na impressão é a primeira camada e o nivelamento da cama. Depois de montar a minha Ender 3 e durante três ou quatro semanas foi imprimir sempre sem problemas com um ou dois nivelamentos manuais da cama pelo meio com ajuda da tal folhinha de papel A4! 
Passada esta fase e passando para objetos de maiores dimensões comecei a ter mais problemas e com uma maior regularidade a ter que nivelar a cama da Ender 3. Coisa que diga-se é bastante aborrecida de se fazer... Por isso rapidamente procurei na forma de instalar um sensor para nivelamento automático da cama e encontrei este sensor mecânico, o BLTouch.


A instalação deste sensor só é possível depois de atualizada a firmware da Ender 3 como eu fiz anteriormente com a FW da Marlin. Como tutorial usei uma vez mais os vídeos do canal do Youtube Teaching Tech.
Não vou colocar detalhadamente todos os passos para a instalação deste processo, porque foi só seguir este video que esta completo e com tudo o que é preciso para a instalação do Bltouch na Creality Ender 3. No entanto existem algumas coisas que tenho diferente do vídeo do link, como o suporte do Bltouch e a ligação do PIN27 na placa. Para esta ligação usei o método de cortar o cabo da buzina (cor castanha) para fazer essa ligação. De resto tenho tudo como esta no vídeo do Teaching Tech...



Inicialmente e antes de começar com esta instalação tinha a ideia que seria mais complicado, no entanto não é uma "operação" demasiado complicada e que pode ser feita em cerca de 30 a 45 minutos por um utilizador com alguma experiência de Arduino, Eletrónica e afins. Na minha instalação em dobrei esse tempo todo porque coloquei todos os cabos de ligação do Bltouch por dentro da Ender 3 e ficaram completamente invisíveis. Esta operação é sem duvida a mais demorada e que conta com a ligação de todos os pinos no board da Ender. Ainda os cabos do Bltouch que comprei no Aliexpress vêm um pouco curtos e tive que efetuar um acrescento em 30 ou 40 cms que resultaram em mais 10 ou 15 minutos de tempo utilizado.


No final é dizer que a instalação de um sistema deste tipo numa impressora 3D vale mesmo a pena porque torna tudo muito mais fácil. Antes de cada print o sistema inicia um teste de 10 pontos na cama e faz a compensação automática de algum "desnível" que surja entre os prints. Este teste dura cerca de 20 a 30 segundos antes de cada novo trabalho. 

O valor do Offset em Z do nozzle é definido num ajuste fino que fazemos inicialmente na instalação do Bltouch e que provavelmente só voltarei a mexer quando trocar por exemplo a superfície da cama.


Agora posso dizer que estou completamente rendido a esta impressora 3D que custa menos de 200€!

Vídeo da calibração em funcionamento antes de um novo trabalho...

3 comentários:

  1. Então estás satisfeito com o BL?

    ResponderEliminar
  2. Estás satisfeito com o bltouch? imprime fixe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem melhorias na qualidade geral, apenas ajuda na primeira camada que é a mais importante talvez... Em termos de nivelamento ajuda muito mas não elimina por completo os problemas da primeira camada.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: