sexta-feira, 12 de outubro de 2018

LibreOffice: Como guardar documentos no formato do MSOffice


Já arrancou mais um ano letivo, e entre às muitas necessidades esta sempre a utilização de um computador e de um pacote de software para trabalhos de Office. A Microsoft já disponibiliza "em boa verdade" um pacote do MS Office para estudantes em boa conta. E também já é possível comprar uma chave do Office online por pouco mais de duas ou três dezenas de €uros!

Existe sempre alternativa do software livre que não representa custos para o utilizador, e nestas opções o LibreOffice é quase sempre a primeira escolha. Primeiro porque apresenta uma boa compatibilidade com o popular software da Microsoft. E depois verdade seja dita, poucos são os utilizadores que usam em mais de 5% da capacidade total de um pacote de software deste género. E esses 5% são muito mais do que criar tabelas ou mudar o tipo de letra. E usar porque toda a gente usa ou só porque sim também não me parece um boa opção. Por isso toca a usar alternativas como o LibreOffice.

No LibreOffice podemos salvar sempre os documentos que criamos no formato do MS Office de modo abrimos os documento no software da Microsoft e vice-versa. É normal escolhermos sempre a opção Guardar Como... e depois no tipo de ficheiro escolher então o formato do MS Office. Mas por vezes esta opção faz com que haja o esquecimento do utilizador de mudar o formato acabando os ficheiros no formato do LibreOffice.

Para este problema existe uma opção que define por completo como queremos que o LibreOffice guarde os documentos e onde nós podemos escolher a compatibilidade com o formato da Microsoft e assim sempre que criamos um ficheiro, ao guardar este fica por defeito no formato do Office da Microsoft.

1 - Para isso acedemos na Barra de ferramentas/Ferramentas/Opções:


2 - E em Carregar/Guardar/Geral:



3 - Depois para cada Tipo de documento escolhemos na opção Guardar sempre como a opção desejada:


4 - Por fim depois é só fazer Aceitar para o LibreOffice nos próximos documentos criados começar a salvar no formato anteriormente escolhido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: