quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Ideia para reutilizar ecrãs de portáteis.


Dos portáteis em fim de vida é frequente guardarmos às memorias, o disco e o CPU quando este não é soldado na placa mãe. Mas então o ecrã podemos reutiliza-lo ?

A resposta é afirmativa, e em baixo às fotos de alguns projetos onde reutilizei ecrãs de velhos portáteis:





Para uma explicação rápida/simples e em modo de "howto" sem a parte da marcenaria e da conexão de cabos explicarei os passos que podem levar a utilização de um ecrã de um portátil com tudo o que é preciso.


1 - A primeira coisa que devemos saber e saltando a parte de estar a funcionar, é o modelo do ecrã. Na foto em baixo tomando o exemplo o modelo é B154SW01:


Com essa referencia é "Googlar" num site como o Panelook pelas características do ecrã. Devemos apontar essencialmente três coisas dessa informação: A resolução do ecrã, o sinal do interface que nós diz o cabo que precisamos e a voltagem de funcionamento do ecrã:



2 - Para este exemplo o painel B154SW01, possui um resolução de 1680x1050, ligação LVDS de 30 pinos 2ch 6-bit e funciona com 3.3V.

Com esta informação sabemos agora que precisamos de uma placa/board para utilizarmos o ecrã que suporte uma resolução de 1680x1050, ligação LVDS e que funcione a 3.3V. Existem vários modelos de placas para o efeito e uma das mais populares que é também uma das mais económicas é a V56 que deixo aqui neste link e que suporta isto tudo explicado em cima.


3 - Escolhida a placa precisamos do tal cabo LVDS de 30 pinos e de 2 canais como esta aqui. (Não se enganem aqui que também existem de 30 pinos mas só 1 canal, esses são para resoluções mais baixas). Na realidade existe um numero bastante grande de cabos LVDS diferentes por isso é preciso especial atenção neste ponto.


4 - Para este ecrã vamos precisar também de uma Lâmpada CCFL para a energia do ecrã. Não falei em cima mas este ponto também podem ver no Panelook:


Assim este painel requer um CCFL de 1 lâmpada como este aqui:


E basicamente isto é tudo o que precisam para a conexão. Sendo que um transformador de 12V de pelo menos 2A e um comando para a board V56 fazem também falta.


Antes de ligarem tudo, a primeira coisa a fazer é colocar o pino correcto na placa conforme a voltagem de funcionamento do ecrã. Neste exemplo são os 3.3V, e não podem saltar este passo de forma alguma.

Logo de seguida e porque a placa precisa do firmware correto conforme a resolução do ecrã com uma penUSB formatada em FAT32 é colocar o ficheiro correspondente na raiz da pen. No Aliexpress encontrarão os links das firmwares isto se o próprio vendedor não vós enviar por mensagem privada. Alguns a pedido até colocam a firmware conforme a resolução do ecrã que pedirem ;) 

O processo de flash é muito simples bastando ligar a placa com a pen ligada esperando alguns segundos. - Podem sempre repetir o processo com outras firmwares caso a primeira não funcione. 

Esta placa a V56, é uma das mais compatíveis e das mais fáceis de utilizar transformando completamente um ecrã num monitor externo com TV (esta V56 é sinal analógica) vários tipos de ligações para além do HDMI e até ligação para colunas passivas dispensando o uso de um amplificador.

Tudo isto não dispensa uma vista de olhos óbvia no manual da placa para perceberem realmente tudo. Embora como expliquei e como exemplo para o painel B154SW01, esta aqui tudo o que precisam saber.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: