quinta-feira, 11 de junho de 2020

Overclock no meu Raspberry Pi 4

Com as recentes actualizações de firmware para permitir ao Raspberry Pi 4 efectuar boot a partir da USB e depois de ter actualizado o Raspberry com essas instruções passei a testar também as capacidade máximas de overclock de um dos meus modelos do Raspberry Pi 4.


Tenho uma nova maquineta Arcade feita com o RetroPie em que o Raspberry Pi 4 é o escolhido. E para emular mais sistemas é preciso sempre mais capacidade de processamento por isso o overclock do Pi4.
Segui às recomendações básicas percebendo sempre algum do risco associado mas que por experiência nos modelos anteriores nunca tive problemas com hardware danificado devido a estes abusos e já tive mais do que 15 Raspberry diferentes nestes últimos 8 anos!

O overclock máximo atual permitido pela FW é o de :

over_voltage=6
arm_freq=2147
gpu_freq=750

Acontece que no meu Rasperry 4 estas definições funcionam mas o Pi acaba por "crashar" ao fim de algumas horas de uso. E isto mesmo com a ventilação adequada. Por isso baixei um pouco as definições para:

over_voltage=6
arm_freq=2100
gpu_freq=700

Com estes o Raspberry já não "crasha" e parece capaz de autenticas maratonas. Mas para desempenho total adicionei ainda o seguinte na config.txt:

force_turbo=1
avoid_warnings=2

Com o force turbo, o Pi nunca baixa a frequência. Já o avoid warnings = 2 é para o Pi manter-se com a mesma frequência mesmo que receba inputs de erros de voltagem. Mas aqui claro é recomendável usarem uma fonte oficial ou capaz de aguentar estes abusos no Pi. Eu estou a usar fonte dedicadas de 5V5A. Para arrefecimento tenho uma ventoinha 4040 ligado nos pinos do Raspberry com a voltagem nos 3.3V para ser mais silenciosa. A temperatura mantém-se abaixo dos 60º.

Com estas definições e com um disco SSD ligado por USB 3.0 com o sistema no Raspberry, definitivamente temos um computador capaz de tarefas rotineiras e Office. Mas não tenham ilusões que mesmo assim não chega para competir com um desktop de entrada de gama.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: