VDPAU (Video Decode and Presentation API for Unix), é uma das maiores inovações que ocorreram recentemente nos controladores da Nvidia para as placas gráficas em ambiente Unix.
Com o VDPAU activado em programas de vídeo, grande parte do trabalho de processar vídeos é retirado do CPU e executado pelo GPU, fazendo com que alguns PCs mais "limitados" possam ler conteúdos em alta-definição e logo em 1080p com grandes resultados, isto claro desde que se tenha uma placa gráfica Nvidia que suporte o VDPAU, tudo em ambiente Unix.
Recentemente testei este controlador no meu pequeno Netbook Asus N10, através da mais recente versão do XBMC já com o suporte para VDPAU e pude comprovar os incríveis resultados, o N10 que possui um Atom N270, 1Gb de ram e uma gráfica 9300M GS lê ficheiros .mkv em 1080p sem problemas, alias a utilização do processador desce para uns incríveis 30%!! algo impossível de acontecer caso não tivesse activado o VDPAU, pois mesmo em 720p os arrastanços do vídeo eram bem notórios e não permitiam a sua correcta visualização.
Nesta pagina estão as gráficas da Nvidia que fazem uso deste verdadeiro "achado", basta ter uma destas placas instaladas com a versão das drivers Nvidia a partir da 180.06 num computador em Unix (Linux, Ubuntu, etc), e com o programa de vídeo a utilizar a suportar também o VDPAU.
Os resultados são brilhantes, para mais quando estes processadores Atom são muito conhecidos pelos "engasgos" constantes num browser web em vídeos em flash!
Este é um dos pequenos "truques" também que o novo chip ION já falado aqui no blog varias vezes vai trazer..... especialmente ao "mundo dos HTPC".
Este é um dos pequenos "truques" também que o novo chip ION já falado aqui no blog varias vezes vai trazer..... especialmente ao "mundo dos HTPC".
Sem comentários:
Enviar um comentário