quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Conceptronic CH3SNAS, a solução caseira para partilhar e arquivar todos os meus preciosos documentos!

Com suporte para 2 discos rígidos Sata, que pode ser configurados como Standard, JBOD, RAID0 ou RAID1, configuráveis via browser. 

A Ch3snas é ideal para partilhar musica, vídeos, fotos e etc pela rede lá de casa..... e não só.

Com Servidores de FTP, HTTP, UPnp, iTUNES e Samba, entre os principais protocolos que suporta, nunca foi tão fácil aceder aos meus preciosos documentos quer do meu Computador Portátil ou Desktop, PDA ou Consola, agora sei sempre onde tenho aquela foto ou aquela lista de excel, coisa que não acontecia antes, sobretudo a quem tem mais que um computador em casa.



Uma ligação de rede Gigabit 10/100/1000, uma porta USB 2.0 que serve para ligar impressoras "Pode ligar discos rígidos externos a partir de scripts" a CH3snas têm um CPU de 500Mhz e 64MB de memoria ram que dão bem conta do recado.


Muito fácil trocar discos, suporta discos SATA 1 e 2 até 1.5TB "que são hoje os maiores disponíveis" a Ch3snas têm uma irmã gémea na D-Link, a DNS-323.


Com um script, o fun_plugd fica possível de instalar algumas aplicações Unix entre as quais a famosa e bastante útil BusyBox, a partir daqui aumentar as potencialidades do NAS é coisa fácil, como por exemplo instalar um cliente de bittorrent, emule, Dc++ ou mesmo um cliente de newsgroups. Não esquecer também da grande "comunidade de pacotes de software Optware".

A Ch3snas é a minha actual "maquina de pesquisa" aumentar suas funcionalidades e o meu próprio conhecimento com a exploração, instalação e compilação de vários programas Unix, e eu adoro-a!!!

Actualmente e em destaque : CH3SNAS 1.04RC5 Firmware, 2 Discos Sata de 500GB Standard EXT2, Ushare UPnp Server, FTP Server, Samba Server, Firefly Server, Transmission 1.33, Nzbget 4.1, e backups automáticos semanais com Rysnc e "Maquina do Tempo" e vários pacotes Optware.

Links Úteis :
http://wiki.dns323.info/
http://www.inreto.de/dns323/fun-plug/
http://nas-tweaks.net/CH3SNAS:Tutoriais

http://www.nslu2-linux.org/wiki/Optware/Dns323

4 comentários:

  1. Boas

    tenho um CH3SNAS e não consigo ligar a impressora na porta USB. O Manual não explica nada...

    Como posso fazer ?

    pss.dell@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Viva

    Nem todas as impressoras funcionarão, mas existe sempre a possibilidade de colocar a tua impressora a funcionar, que impressora é ?
    Já verificaste atravês do Web Interface do CH3SNAS se a impressora é reconhecida ?
    http:ip_do teu_ch3snas.

    cumpts

    ResponderEliminar
  3. Viva!

    Ora bem, sendo esta publicação de 2008, e considerando que estamos em 2022, a questão que deixo pode parecer um pouco alienígena, mas mesmo assim aproveito para perguntar:

    Essa NAS ainda se encontra ao serviço ou já foi rendida por outra?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário, quanto a questão até há bem pouco tempo sei que continuava a funcionar a de um amigo meu (foi vendida por mim por volta de 2011/12). Na altura ainda comprei outro NAS da Dlink que também foi vendido ao mesmo amigo! E tudo ao mesmo tempo... porque..

      Como eram muitos discos acabei por montar um servidor Unraid e é este que tenho até hoje.

      A maquina em questão, e eu tenho e compro habitualmente muitos gadgets, posso dizer-te que a Ch3Snas foi um dos que mais gostei!!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: