sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Acabei de Ver - District 9 (2009)

 
District 9 foi um filme que passou um pouco despercebido da minha parte nos meses que antecederam a sua estreia. Não que a campanha publicitaria do filme fosse má, muito pelo contrario mas talvez porque não gosto de filmes tipo-documentário de câmara na mão, não gosto ou não gostava porque este District 9 já o vi 2 vezes praticamente em dias seguidos!

District 9 é um filme que revela os comportamentos humanos ou pouco humanos... como queiram, num mundo civilizado perante o conhecimento da existência de seres extraterrestres.

Há 20 anos atrás, em Joanesburgo na África do Sul os "ETs" instalaram-se como refugiados, são um povo curioso parecidos com camarões ou grilos, que apresentam sinais de desorientação dando a indicação que talvez por doença ou mesmo por deslocação perderam algumas das suas virtudes.

Esta população é controlada pela MNU em campos de concentração no Distrito 9. A MNU é uma organização com uns interesses muito humanos no fabrico e descoberta de armas com base na tecnologia extraterrestre... só que as coisas não são assim muito fáceis porque as armas dos ETs só são activadas com DNA dos próprios!

District 9, é um filme com um orçamento baixo de 30 milhões, inteiramente interpretado por actores desconhecidos mas que rapidamente ficarão por cá com destaque para o soberbo Sharlto Copley como actor principal. É uma produção de Peter Jackson dirigida pelo seu novo pupilo Neill Blomkamp que fizeram este District 9 e vejam bem por "impossibilidades e desentendimentos da adaptação da saga Halo no cinema!!!"

District 9 é rodado sempre em estilo documentário com destaque para a primeira hora que é a melhor parte do filme, a segunda metade do filme é um pouco diferente com mais acção até ao estilo de Transformers! Mas no geral é uma obra genial, com um argumento brilhante que até torna fácil a sua transposição para a tela, alias
Neill Blomkamp não vai conseguir igualar este "filmaço" tão depressa... é filme para ver e rever em cada segundo.

Não é um filme perfeito, é sim um perfeito exemplo de como eu gosto de filmes de ficção cientifica. Se o Matrix apareceu em 1999, este District 9 em 2009 então digo que é o melhor filme SciFi da ultima década!

PS: Não quero é esperar 3 anos pela sequela, tal como o
Sharlto Copley disse... isso é muito tempo!

4 comentários:

  1. Já ouvi muitos comentários do mesmo género do teu... eu não estava mesmo nada interessada em ver este filme e até estava a passar-me um bocado ao lado, mas se todos são unânimesw em dizer que este está tão bom como Matrix... acho que tenho mesmo que abrir vontade para vê-lo ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  2. @Gema

    Acho que é um filme que não deves de perder no grande ecrã.. é daqueles filmes que depois de visto dá para ficarmos horas e horas a falar e a comentar coisas sobre ele...

    ResponderEliminar
  3. Ehehe, eu ainda só o fui ver uma vez... mas se calhar ainda vou vê-lo novamente. :)

    O personagem principal está um "ponto"! :)

    ResponderEliminar
  4. @Carlos

    tens razão o actor principal é um ganda "cromo", numa estupenda interpretação.

    O Actor principal e o argumento do filme são os 2 pontos mais fortes deste filmaço... o argumento é tão bom que leva-nos a pensar que o filme poderia ser muito melhor ainda!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: