quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Wii-remote como comando do XBMC:

Não é propriamente uma novidade a utilização do comando da consola Wii em aplicações dos computadores, por exemplo no nosso media-center de eleição, o XBMC funciona quase "out-of-the-box" sendo preciso apenas uns pequenos passos que passo a explicar...




Com o XBMC já instalado no Ubuntu é preciso instalar um pequeno pacote em falta com as configurações do wii-remote, por isso na consola digite:

sudo apt-get install xbmc-eventclients-wiiremote

Claro que para isto funcionar o computador deverá ter Bluetooth, pois a comunicação entre o PC e o Wii-remote é feita por Bluetooth, por isso vamos instalar também este pacote:

sudo apt-get install bluez-utils

Para que o comando funcione no XBMC e sobretudo em PCs ou HTPCs que praticamente são utilizados só como media-center e necessário e útil que o comando arranque sempre quando se liga o PC, substituindo completamente o teclado e o rato......

O comando é este: xbmc-wiiremote que têm que se executar na consola, mas para que fique sempre funcional no arranque do PC vamos adiciona-lo ao ficheiro rc.local:

sudo gedit /etc/rc.local

E cole o comando no ficheiro de modo a que tudo fique assim:

#!/bin/sh
xbmc-wiiremote &
exit 0

Vamos garantir que o ficheiro é executável :

sudo chmod +x /etc/rc.local

E pronto quando ligar o PC e arrancar com o XBMC se clicar nos botões 1 e 2 do Wii-remote consegue uma ligação pronta a comandar o XBMC. :)

NOTA IMPORTANTE: Esta pequena instrução funciona no Ubuntu 32bits, mas existem relatos que num sistema de 64bits há problemas com sucessivas conexões e desconexões do wii-remote. Vou testar melhor isto num sistema de 64bits também para melhorar este howto com essa informação.

Para uma instalação de 64bits veja aqui como proceder.

2 comentários:

  1. opa, nem me fales em Wii, que me dá um chilique LOOOOL andei eu a procura da Limited Edition com o jogo do Mario e esgotadissima :S
    Que tristeza!

    ResponderEliminar
  2. Eh lá, boa dica... e mesmo a tempo, para quando eu estiver a testar o XBMC no "Giada"! :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: