quinta-feira, 29 de julho de 2010

Inception (2010)

Acabei de ver: Inception (2010)...

O enredo de Inception afinal acaba por não ser nada de complexo, apenas os muitos caminhos e sonhos trilhados pelo ladrão Cobb (Leonardo DiCaprio) podem levar a múltiplos fins e outras tantas interpretações.

É um filme de ficção-cientifica de Christopher Nolan inteiramente sobre esse habilidoso ladrão de sonhos (DiCaprio) que viveu e perdeu na sua "arte" tudo o que anteriormente amará.

Com Inception, Nolan na minha modesta opinião completa-se como o maior e melhor realizador a trabalhar actualmente em Hollywood. A partir do momento em que Cobb e a sua equipa aceitam esse ultimo e arriscado trabalho, o filme entra num clímax imparável sem qualquer cena desnecessária, tudo a um ritmo alucinante e sem falhas ao longo de aproximadamente 2 horas!!! Isto é o melhor que se pode fazer com edição de câmaras e com filmes.

Inception acabou por me surpreender muito ao nível de filme de acção... não esperava. Nolan desta vez acho que ouviu o público (incluindo eu que tanto o criticava) e aquelas "apertadas" e confusas cenas com a câmara muito em cima da acção nos "Batmans" não existem em Inception... yup "afinal Nolan também sabe dirigir filmes de acção!"
A realização é aqui também brilhante e não existe qualquer medo de mostrar os espectaculares efeitos especiais e os ainda melhores efeitos sonoros. As cenas do Levitt então no hotel são para ver e rever varias vezes numa qualquer edição posterior do Making-Of!


Com os sonhos e no final do filme dei por mim a pensar que gostaria que Nolan fosse ainda mais atrevido nos lugares, nos conteúdos e elementos dos sonhos... que fosse mais fantasista. A imagem do comboio a romper pela avenida é disso um dos melhores exemplos. E depois quando estamos a sonhar tudo faz sentido. Para quem ainda não viu o filme e se sente desorientado com às cenas do trailer... elas fazem todo o sentido.

Em relação ao elenco e como é habito no cinema de Nolan são todos bons e os filmes são bons... e além do DiCaprio (este gajo sabe escolher os filmes) tá a menina Ellen Page, a arquitecta com muitos pormenores de criança autêntica. Ela aponta o dedo, ela responde quase ainda antes de terminarem as perguntas e depois dizem-lhes para ela não ir aqui e ela vai logo... é a menina no meio dos adultos... algo que "de-propositadamente" Nolan trabalhou muito neste filme.

Depois temos o surpreendente Joseph Gordon-Levitt que fica bem vistoso no filme Inception e nas fabulosas cenas onde participa. Um actor que Nolan levará com certeza para os seus próximos filmes como manda já a tradição. Já a Ellen Page veremos o que lhes está aguardado... :)

Um dos melhores filmes que vi nos últimos anos e que verei mais uma ou duas vezes... até porque preciso de saber se é este o melhor filme de Nolan.

Resta-me só dizer que esta "review" foi escrita enquanto eu estava acordado...

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: