terça-feira, 24 de julho de 2012

AverMedia Game Capture HD : Review / Opinião

E esta é uma review que já tinha prometida há muito aqui para o blogue pois já faz uns bons meses que venho utilizando a minha AverMedia Game Capture HD...


Esta box da AverMedia penso que ainda é o único produto no mercado capaz de gravar vídeos de consolas sem precisar de um computador pelo meio. Todas às alternativas existentes até aqui era só com placas de captura pelo meio instaladas num potente e atualizado PC capaz de gravar em tempo real os nossos vídeos. Esta box com entrada e saída de componentes transformam esta pequena caixa num espectacular gravador digital. Claro que ela não só grava vídeos das consolas, como de qualquer aparelho que tenha saída de video por componentes. Outras saídas de video só com segundos adaptadores externos adaptados à Box que façam a óbvia conversão para componentes.


A Game Capture HD têm um preço que eu considero bastante bom (+ /- 150€). Existem outras opções mas tendo em conta às placas de captura para PC existentes, duvido que se arranje algo mais pratico e mais barato que esta placa. Esta leva ainda a enorme vantagem de não ser preciso qualquer PC pelo meio... acho que não é demais eu frisar este ponto.

No pacote encontramos ainda um jeitoso comando remoto e todos os cabos que precisamos inicialmente... Um cabo RCA, outro de componentes, e um outro cabo de componentes 3 em 1 para às consolas da geração actual (Wii, PS3 e Xbox360) nada mau... hein!


As ligações da Box são às entradas e saídas de componentes sendo com elas que temos de trabalhar nas gravações. Para por exemplo gravarmos vídeos da Xbox360 ligamos a Xbox a entrada de componentes da AverMedia, e desta ligamos da saída até ao LCD. Tudo muito fácil portanto...



A box têm também uma porta USB 2.0 frontal que serve para ligarmos discos rígidos ou PenUSB para podermos guardar os vídeos. Por baixo encontra-se ainda um slot para discos rígidos sata de 2.5" que podemos instalar directamente na Box. Este slot até é regulável em altura para os discos mais ou menos altos de 2.5". A AverMedia não deixou nada ao acaso portanto...

No entanto aqui a porta usb torna-se mais pratica para passar os vídeos para a Internet ou para outro dispositivo. Caso os vídeos estivessem no disco sata o que se podia fazer sem voltar a remover o disco sata, era copiar os vídeos para a penUSB através do explorador de ficheiros que o sistema da Box possui. Falta-lhes pois uma mais pratica ligação de rede que permitisse desde ai logo uploads diretos para o Youtube.



Quando ao sistema e aos menus da Box eles estão sendo ainda muito frequentemente atualizados via firmware. A AverMedia tem vindo a lançar updates regulares que têm vindo a melhorar ainda mais o seu produto. Sempre comecei testando a box usando penUSB, e algumas dessas penUSB utilizadas eram tão lentas na escrita que gravando em tempo real para elas simplesmente a Box bloqueava sendo preciso depois desligar a Box da ficha tal era o bloqueio!!! Este foi o maior problema que encontrei na Box mas que a AverMedia já resolveu com a ultima firmware. Agora antes de começarmos a gravação na PenUSB caso esta não seja rápida consoante a qualidade com que vamos gravar, o sistema de gravação não arranca apresentado-nos a mensagem com o erro. Esta descrição que fiz é pois um bom exemplo do bom suporte que a AverMedia mantém no produto e que nós os clientes agradecemos.




De resto todos os menus são simples e além da gravação podemos também tirar print-screen dos vídeos. Entre às opções temos a escolha da qualidade do video. Essa escolha é feita entre três opções de mais ou menos qualidade com essa qualidade a ocupar no final mais ou menos espaço em disco. Conforme escolhemos a qualidade desejada é nos apresentado o tempo restante que temos para gravar video no armazenamento disponível. Estes opções e estes menus podem ser colocados e estão disponíveis em Português se preferirem...

Mas o que mais interessa neste tipo de produtos e a sua qualidade de gravação, coisa que esta AverMedia Game Capture cumpre com distinção. Mesmo nas definições de menor qualidade e menor tamanho de ficheiro, a qualidade apresentada é bastante satisfatória coisa que pode-nós deixar bastante satisfeitos sabendo que ainda temos mais duas opções para mais qualidade acima desta! E depois tudo é tão pratico sem o tal computador pelo meio, que aliado ao preço baixo dos cartões SD e adaptadores USB e penUSB podemos estar sempre a gravar cada vez que jogamos...

Exemplos em Video: 
Wii a 480p (Melhor qualidade possível)


Xbox360 a 1080i (Melhor qualidade possível)


Nota que estes vídeos foram convertidos para o Youtube logo após o upload. A qualidade pode ainda ser melhor!

DICA: Para uploads para a Internet ou mesmo para guardarem localmente às gravações, podem optar por gravar sempre na máxima qualidade na AverMedia e depois efectuarem uma edição no PC para um formato substancialmente mais pequeno.

Quanto há resolução de video o utilizador não tem qualquer opção de escolha. Isto pareceu-me estranho ao principio mas esta relacionando em conformidade com o funcionamento da Box que grava até ao máximo de 1080i em formato .avi. Essa escolha de resolução é feita apenas nos aparelhos e não na box. Por exemplo se definirem na vossa Xbox360 uma ligação a 720p e nessa definição que a box da AverMedia vai gravar. Isto à partida garante um bom funcionamento da box fazendo com que se quisermos gravar de fontes HDMI só tenhamos de adquirir um adaptador de HDMI para componentes em separado. A Box é apenas um sistema de passagem e é nessa passagem que guarda a informação. Isto demonstra que esta AverMedia Game CaptureHD não fica limitada apenas às suas entradas nativas e bem vistas às coisas a limitação de entradas acaba por não prejudicar este aparelho.



Agora em plena "era" HDMI este pode ser considerado um ponto negativo da Box. Mas essa ausência explica-se provavelmente com os preços dos componentes da box para esta se manter no preço que têm e ainda com às proteções presentes no formato HDCP. De resto e porque este é um dispositivo de captura acho que uma entrada de microfone para comentarmos os vídeos em tempo real era também muito bem-vinda. Esta ausência do microfone também pode ser resolvida à semelhança do HDMI com um adaptador externo para MIX de audio.

Para terminar esta review/opinião sobre este fantástico produto ainda vós digo que nem é preciso ligar a box no botoão ON para poderem jogar mas sem gravar! Basta a Box estar ligada na ficha que o sinal é transmitido evitando assim o inconveniente de andarem a ligar e a desligar cabos. quando querem apenas jogar sem gravar, não é pois necessário ligar a Box completamente!

Esta AverMedia Game Capture HD é indicada mesmo para quem gosta de videojogos e para quem gosta de gravar os grandes momentos dos videojogos da maneira mais fácil que existe e com muito boa qualidade. E claro que também serve para gravar outras coisas de outros aparelhos desde que saibam como efectuar às ligações. E pois com alguma segurança que digo que quem compra este aparelho fica satisfeito. Por enquanto não tem concorrência sendo por isso um produto altamente recomendado!


Prós:
+Preço
+Suporte do Fabricante
+Comando Remoto muito bom
+Boa Qualidade da Caixa e das Gravações
+Grava Sem Computador! Isto aqui há uns anos era impensável!


Contras:
-Ausência de Entradas HDMI
-Sem entrada para Microfones
-Não têm rede. Se tivesse acesso a rede para uploads diretos era demais ;)

2 comentários:

  1. parabens pelo trabalh fera mas estou com um problema com essa placa, como faço para ligar ele no pc para realizar trasmissão vivo de uma jogo de ps3 por exemplo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois essa é uma das "lacunas" da placa, não têm rede e não faz streaming nem uploads diretos para o Youtube.

      Para isso terás que ligar esta placa, a uma segunda placa que terás que instalar no PC.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: