sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Steam BIG PICTURE e XBMC no boot do Windows 7

A Valve com a Steam têm-se tornado aos poucos uma plataforma de eleição para jogos... Na semana passada com os updates (versão beta) chegou um novo modo que facilita a utilização da Steam na sala de estar e num grande ecrã (modo BIG PICTURE).
Uma adição que transforma a utilização de um computador com o Windows e faz com que mais do que nunca a Steam seja uma alternativa muito boa em relação a consolas de jogos.


Aqui em casa este modo BIG PICTURE "caiu que nem ginjas", porque se já anteriormente tinha escolhido e montado a minha Steam BOX para usar na sala (myHTPC2), isto acaba por ser uma surpresa e um extra que não contava.

É claro que resolvi logo colocar esse modo no arranque do Windows de modo a ter acesso na Steam e também no XBMC já que o myHTPC2 só serve para isso mesmo e nada como esconder o Windows que roda por baixo. Consegui isso muito facilmente... no entanto é de esperar que futuramente seja a própria Valve a disponibilizar essas opções na Steam fazendo todo o sentido que isso venha a acontecer...


Mas enquanto isso não chega oficialmente eu coloquei a Steam a arrancar junto com o Win7 em modo BIG PICTURE e com o XBMC dentro da biblioteca de jogos da Steam. Deste modo o myHTPC2 arranca logo com a Steam BP, e dentro da biblioteca esta o XBMC que posso executar sem sair da Steam. E tudo isto controlado com um comando da Xbox360 a 2 ou 3 metros do Plasma e sem ter que me levantar do sofá... ;)

INSTRUÇÕES:
  1. Desactivar o arranque da Steam com o Windows. Isso pode ser feito no menu Steam/Definições/Interface:
  2. Agora que a Steam não inicia com o Windows, vamos ao Menu Iniciar e a pasta de arranque do Windows e criamos um atalho para a Steam arrancar, mas com indicação para o modo BIG PICTURE. O atalho é este: "C:\Program Files (x86)\Steam\Steam.exe" -tenfoot
  3. Depois é colocar o XBMC dentro da biblioteca Steam, isso pode ser feito como se adiciona-se um jogo não Steam. Penso que todos sabem fazer isso...
  4. O comando da Xbox360 funciona na Steam BP sem ser preciso fazer nada, mas para funcionar no XBMC é colocar este ficheiro dentro da pasta Keymaps.... (Windows Vista/7: Users\%userprofile%\AppData\Roaming\XBMC\userdata\keymaps)
Atenção que o ficheiro que colocam dentro da pasta keymaps têm que ficar gravado com a extensão .XML e não .TXT!

E isto é como tenho, claro que pode também ser feito ao contrario com o XBMC a arrancar e com a Steam dentro deste, ou com os jogos da biblioteca Steam a aparecerem com capas e fanart nos menus do XBMC.

E desta vez até fiz um vídeo... aproveitem e vejam:

4 comentários:

  1. Muito interessante este artigo, Nuno.

    Estou mesmo muito atrasado no tempo... nem LCD/Plasma... nem HD... tudo standard tal como era comum na década passada (em 2004 por aí... esta data não é inocente até).

    Encanta-me este sistema, tal como me encantam muitos outros que há por aí... o santo graal da tv são os sistemas media center. Não é à toa que as mais recentes TV já contêm a componente Smart TV, as consolas aplicações que permitem se aproximar dos conteúdos media/entretenimento, etc.

    Um dia destes vi uma variante muito interessante: uma box com algo aproximado de Google TV. Uma box toda branca, da Logitech, com android (permitindo usar aplicações - incluindo os jogos!!!) e o comando era um mini teclado com trackpad. Suspeito que esta variante vai ser famosa... já viste alguma dessas?

    Se não fosse tão fraca ma$$a em tempos de crise...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humm, em tempos havia um modelo no Staples não sei se era essa que viste. Nós proximos tempos o que não vai faltar são soluçõs destas.... suspeito eu ;)

      Eliminar
    2. Top demais teu sistema. adorei. também faço essas loucuras com o PC. e vc me deu a idéia do Media Center. Show!

      Eliminar
    3. A Steam agora até já têm a opção para iniciar no big picture e no arranque do windows.

      Grande parte do que aqui escrevi, fica pois desactualizado e ainda bem ;)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: