quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

OpenWRT - Atualização de FW na consola e algumas dicas:

Nos últimos dias tenho andado de volta do router TP-Link MR10U e também do TL-WR703N com algumas modificações e atualizações de firmware em ambos.

Quando se faz a primeira atualização para a OpenWRT a partir do interface de fabrica chinês da TP-LINK a coisa é até bastante fácil. Mas por vezes e em algumas firmwares depois não existe o interface web ou o Luci do OpenWRT para efetuar às configurações necessárias ou até mesmo para voltar a atualizar o router com nova firmware.

Uma das soluções passa por atualizar a firmware acedendo ao router por Telnet ou SSH e efetuando assim o upgrade ou downgrade da FW.


O comando para atualização da FW na OpenWRT é este:


mtd -r  write /tmp/nome_da_firmware.bin firmware

Claro que necessitam colocar primeiro a FW na memoria RAM do router e para isso normalmente utilizo um cliente de SSH/SCP:

scp nome_da_firmware.bin root@192.168.1.1:/tmp

Caso o router esteja configurado para acesso à internet até podem efetuar o download diretamente no router. (Corram o seguinte comando dentro do diretório /tmp):

wget http://endereço_onde_esta_a_firmware

No caso de terem problemas de acesso a internet isto normalmente acontece porque na OpenWRT é quase mandatório configurar primeiro o endereço de gateway e dns no router.

Essa configuração é feita dentro do ficheiro "/etc/config/network"

Podemos fazer isso com os excelentes comandos da UCI na OpenWRT inserido na consola o seguinte (Alterem conforme o endereço do vosso router principal):

uci set network.lan.gateway=192.168.1.254
uci set network.lan.dns=192.168.1.254
uci commit network

Um reboot ou um restart da rede e pronto:

/etc/init.d/network reload

Caso se encontrem perdidos com às configurações pode ser necessário efetuar um reset total ao router e às configurações:

mtd -r erase rootfs_data

Como dica final e dependendo da utilização que darão ao router, e no caso de este ficar por trás do router principal, aconselho a desativarem a firewall da OpenWRT:

/etc/init.d/firewall stop 

/etc/init.d/firewall disable

Todas estas instruções foram testadas inúmeras vezes nos router da TP-Link e até num Fonera 2.0n. E só foram possíveis graças à estupenda documentação da OpenWRT. 

De resto já sabem... estão por vossa conta e risco ;)

12 comentários:

  1. Olá. Só agora reparei que já estava aqui a solução para conseguir instalar a Luci.

    Depois de também ter conseguido instalar a Luci, tentei usar estes comandos para que o router tivesse acesso dns através do router principal (ZON - 192.168.1.1) sem ter de lhe indicar um dns server. Não consegui. Através da Luci, quais são as configurações para o router ligar ao router ZON?
    Já agora, melhor ainda, como se pode configurar o router de forma a fazer de extensão wifi à rede FON_ZON_FREE_INTERNET (receber o sinal wifi e emitir o sinal para mais longe)?
    É necessário instalar algum pacote adicional para poder partilhar na rede qualquer pen ou disco usb que ligue ao router?
    A configuração é bastante complicada.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho a configuração complicada sim. É mais fácil no caso da DD-WRT e ainda mais com a Gargolye,

      Já deves ter visto, mas aqui no blogue tenho essas configurações em dois ou três artigos.

      Para a OpenWRT, esquece fazer isso pelo LUCI, experimenta os passos deste artigo :

      https://forum.openwrt.org/viewtopic.php?id=39077

      Voltando um pouco atrás na Mail List do AADM surgiu este site :

      http://ofmodemsandmen.com

      Essa é um custom firmware com Luci e com um extenso suporte para penUSB 3G.


      Ainda a Gargolye e o MR10U, existe um custom FW mas em Polaco ou coisa e não sei se dá para alterares a linguagem é questão de experimentares, podes flash seguindo este artigo. A ideia era usares essa FW no MR10U seguindo o meu tutorial para a Gargolye adaptando à rede FON_ZON*. O site é este:

      http://ecco.selfip.net/

      E boa sorte ;)

      Eliminar
    2. tenho um wdr3500, mas li em um site que ele é compativel com a mesma bin do wdr 3600. fiz o comando wget para baixar direto no roteador, mas nao sei como enviar ele para pasta tmp agora... Vc pode me ajudar?

      Eliminar
  2. Esqueci-me da resposta a questão de ligar algo a porta usb... sim tens que instalar o suporte USB na OpenWRT.

    Algumas custom FW já têm isso como as deste site:
    http://ofmodemsandmen.com


    Já agora Carlos atenção que se tens o router principal ZON com o endereço como disseste de 192.168.1.1, tens que mudar obrigatoriamente o endereço do mr10u que é esse por defeito nessas fw.

    ResponderEliminar
  3. Olá. Só agora tive algum tempo para mais algumas experiências.
    Estive para passar do firmware openwrt (com luci) para o ofmodemsandmen, mas no tutorial explica a instalação a partir do stock firmware.
    Como posso actualizar a partir do openwrt?
    Obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O metodo mais facil de atualizares e pela consola e com os comandos que falei em cima. Mas pelo interface web também dará...

      Eliminar
  4. Ainda com o openwrt tentei fazer reset às configurações conforme sugerido com o comando "mtd -r erase rootfs_data", para começar com as configurações de inicio.
    Após o reboot já não conssegui aceder mais ao router quer via web, quer via telnet/ssh no ip que tinha configurado anteriormente (192.168.1.81) ou no ip 192.168.1.1.
    Como posso aceder ao router?
    Obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazendo o reset ele se inicia com o ip dpo defeito o 192.168.1.1.
      Liga-o ao PC por cabo de rede e define na placa de rede um endereço manual por ti. Tipo 192.168.1.2/255.255.255.0.

      Deste modo depois ligas-te ao router no endereço por defeito o 192.168.1.1.

      Eliminar
  5. Amigo fiz uma merda aqui e não consigo acessar o router para dar reset nem a pau nem via web nem telnet nem SSH pois o router não esta enviando IP para se comunicar com o PC na placa de rede fica um IP inválido já tentei colocar um IP fixo e nada me parece que eu desabilitei O DHCP nas portas LAN VC tem alguma solução OK obrigado

    ResponderEliminar
  6. Amigo não consigo acessar mais o router pela interface web nem telnet nem ssh pois eu acho que desativei o DHCP da interface LAN tem como fazer um reset geral pois o PC não pega IP vo DHCP e nem colocando IP fixo OK obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe um botão de reset fisico, pressiona esse botão durante alguns segundos no arranque do router para ele voltar ao "defaults" de fabrica.

      Precisas de um ponta de uma caneta ou um palito para chegares ao botão ;)

      Eliminar
  7. Estou tentando instalar Luci manualmente pelo WinSCP passo os arquivos para dentro mas não consigo instalar.

    Pode me dizer os comandos necessários para instalar manualmente, já usei vários comandos que vi na net mas não dá certo. e se tem uma pasta especifica para colocar os arquivos?

    Obrigado.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: