domingo, 6 de abril de 2014

Maraschino no Raspberry Pi

Maraschino é um útil interface web criado em python com o intuito de numa unica pagina, agregar algumas informações e links de servidores e aplicações web independentemente de estarem instaladas ou não na mesma maquina.


Maraschino é configurado através de diversos módulos que existem tanto para programas de torrent como de usenet. Possui ainda módulos para o XBMC para ajudar a gerir e a visualizar a biblioteca, bem como quais os episódios ou os filmes que foram recentemente adicionados e etc. Pode-se ainda adicionar links de outras aplicações web ou paginas da internet, mesmo que o Maraschino não tenha módulos para elas.


Maraschino pode ser instalado no Raspberry Pi e no sistema operativo Raspbian. E caso usem o RPi como servidor de ficheiros e download web, este Maraschino pode na verdade ser um achado... ;)

1 - Para instarmos Maraschino então no Raspbian:

git clone https://github.com/mrkipling/maraschino.git

2 - Entremos no pasta e iniciamos o Maraschino com o seguinte comando:

cd maraschino && python Maraschino.py

Maraschino é iniciado na porta 7000 (ip_do_raspberry:7000). E para começarem desde logo a configurar os módulos com o ponteiro do rato no canto superior esquerdo e direito aparecem então os "ditos" módulos que podem adicionar a medida que precisem. 

3 - Para colocarem o Maraschino no arranque do RPi, usem por exemplo o comando para o utilizador Pi no ficheiro rc.local:

sudo nano /etc/rc.local

su -c "python /home/pi/maraschino/Maraschino.py" pi &

Fechem o ficheiro gravando alterações. No próximo reboot do Raspberry, Maraschino é iniciado.

Nota: Estas instruções foram feitas e testadas no Raspbian já bastante alterado e com python instalado. Não estão pois livres de faltar algum pacote de software necessário ou alguma configuração adicional.

3 comentários:

  1. Bom dia,
    podes partilhar que serviços tens a correr no teu RPi?^
    Estou a configurar o meu para ser utilizado como torrentbox + xbmc e gostava de ver alguns setups para poder configurar o meu da melhor forma.

    Neste momento tenho o xbian com transmission + couchpotato e sickbeard.

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melhor maneira é verificares o que tenho escrito por aqui... http://cria-o-teu-avatar.blogspot.pt/search/label/Raspberry%20Pi

      90% dos meus setups com o RPi estão publicados aqui no blogue.

      Tudo funciona, mas não uso o XBMC juntamente com os programas todos. para isso recomendo dois raspberrys, uma para servidor de ficheiros com a tralha toda, e outro então para visualização com só com o XBMC no OpenELEC.

      Eliminar
  2. Viva,
    obrigado. Já estive a ver os teus posts todos e deu para tirar umas ideias bem interessantes. Como só tenho um RPi, queria tudo no mesmo, inicialmente usava dois cartoes, mas nao era muito pratico para os restantes membros cá de casa. Vou ponderar a hipotse de adquirir outro RPi!

    Obrigado pelo feedback =)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: