terça-feira, 9 de julho de 2019

Cubietruck com upgrade para Debian Buster!

Esta semana que passou, uma das distribuições de Linux mais antigas foi actualizada para a versão "animal" do cão Buster do Toy Story! ;) Falo claro do Debian versão 10 que têm o seu nome de código retirado sempre das personagens dos bonecos do Toy Story a cada nova versão. A anterior versão era a Stretch.

A minha "velhinha" Cubietruck continua aqui para as curvas e nem mesmo com o lançamento recente do Raspberry Pi 4 têm o seu lugar em perigo pois como "computador servidor" dentro e fora de casa continua a ser uma opção muito boa. Por exemplo a porta sata e a ligação direta para uma bateria de 3.7V para funcionar como tipo UPS são opções que o RPI4 não têm.


Com o lançamento do Debian Buster, a Cubietruck que corria o Armbian (Debian Stretch) já foi atualizada para o Armbian (Debian Buster) inteiramente por apt, sem nova imagem no cartão. Isto é daquelas coisas não recomendadas a fazer normalmente por quem desenvolve estes sistemas como o Armbian, ou até mesmo o Raspbian que com o lançamento do Rpi4 a própria fundação Raspberry recomenda a gravar nova imagem no cartão. 

Para quem como eu têm uma "carrada" de programas e aplicações com muitas configurações a correr há anos e anos fazer uma coisa destas sem efetuar primeiro um backup é mesmo estar a pedir uma semana de trabalho extra para voltar a por tudo igual. Mas não foi isso que aconteceu.... porque felizmente fiz o upgrade por linha de comandos apt e funciona tudo.

Alterei na source.list, o nome de stretch para buster:

sudo nano /etc/apt/sources.list

Depois foi correr os comandos

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Finalizada a instalação, ainda corri um apt-get autoremove e voltei a correr os comandos anteriores para verificar se ficou algum pacote por instalar.

Cinco estrelas esta Cubietruck ;)

7 comentários:

  1. Olá!
    que serviços tens a correr na Cubietruck?
    Pergunto porque tenho um pi como servidor em casa e posso sempre tirar ideas para melhorar o meu.

    Obrigado.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o que mais uso é o disco partilhado em rede samba. Depois utilizo muito o Syncthing que me partilha ficheiros para fora de casa com outros computadores que tenho não na minha casa.

      Não falta o cliente de torrents, nzbget, couchpotato e medusa e outros que ativo e desactivo quando preciso. Procuro sempre essencialmente aplicações com interface web, normalmente python para ser fácil de gerir.

      Ainda o tvheadend server, para partilha de canais de tv da fibra sendo a minha box.

      Serve também de copia de ficheiros via rsync para um outro servidor que tenho NAS, etc.

      Tenho grande parte disto aqui no blogue, procura que encontras caso seja do teu interesse.

      Eliminar
  2. Boa! Muito obrigado pelo comentário.

    Temos um setup identico.

    No meu tenho:

    -transmission
    - sonarr
    - radarr
    - no-ip
    - mc commander
    - ftp server
    - Samba

    isto tudo a correr numa imagem: DietPi

    uma dificuldade que estou a ter é em ligar dois discos de 3.5'' Mesmo que ambos tenham alimentação externa...

    Ainda não consegui perceber porquê mas o RPi não aguenta com os dois discos. Queria colocar os dois discos para poder fazer backups de um disco para o outro...

    Alguma dica?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. humm, 3,5" tens mesmo que alimentar externamente, mas diz-me uma coisa, por vezes o rpi monta um disco outras vezes monta o outro ?

    Se for isso precisas de criar pontos de montagem por cada id do disco. Desse modo tens sempre o mesmo disco montado no mesmo ponto.

    ResponderEliminar
  4. Estava a procura e é isto que quero dizer... isto deverá resolver o teu problema:

    https://linuxconfig.org/howto-mount-usb-drive-in-linux

    Isto é tipo Disk1, Disk2, ponto de montagem 1, ponto de montagem 2. Tens que criar às pastas de montagem e depois atualizar o ficheiro fstab do Raspbian com essa informação.

    ResponderEliminar
  5. Ola!
    Obrigado pelo suporte.
    O RPI está a ser alimentado por USB ligado à corrente electrica.
    E ambos os HDDs tem alimentação propria.

    o que acontece é que o RPi não tem "power" para os dois discos. Ficam a fazer barulho como se ligasse e desligasse. E houve-se tambem as cabeças do disco a baterem. Parece-me mais um problema de alimentação do que software.

    Mas como estão os dois discos alimentados não sei bem como resolver.

    Obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ok isso e outra coisa, precisas de um carregador para o Raspberry melhor. Se tiveres a usar um dos primeiros Raspberry, antes do 1 B+ precisas alterar uma coisa no boot para teres mais energia nas portas USB.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: