domingo, 14 de julho de 2019

Portable USB SSD - Disco "externo" no Raspberry Pi 4

Com o lançamento do Raspberry Pi 4 chegaram também duas portas USB 3.0. A ideia foi desde logo poder retirar da velocidade dessas portas o "speed" necessário para podermos correr um sistema operativo completo como já o fazíamos nos modelos anteriores, mas agora com muito mais desempenho.

Eu sempre procuro primeiro no Aliexpress e os discos SSD da KingDian podia ser uma óptima solução com o respectivo adaptador USB. Mas para uma coisa ainda mais portátil como uma penUSB por alguns €uros mandei vir este DM FS200 do Aliexpress a versão de 64GB que é mais que suficiente para o sistema Raspbian. Entrega em duas semanas como habitual no Aliexpress...


Testando o desempenho no Windows com o popular CrytalDiskMark e com e penUSB ligada numa das portas:


Sequencialmente valores de leitura perto dos 400MB/s e escrita de 155MB/s. Ou seja valores um pouco superiores aos anunciados pela marca, e esta hein!!

Passando para o Raspberry Pi4 modelo de 4GB, já com a penUSB formatada em ext4 e com o sistema de ficheiros nessa partição (Raspbian com boot no cartão MicroSD, sistema de ficheiros na penUSB) os resultados:


Escrita a 134 MB/s, leitura a 304 MB/s e leitura com cache na casa dos 600MB/s.

De uma marca Chinesa desconhecida, esta penUSB o risco é talvez não conhecermos a marca e nem a durabilidade de um disco destes no sistema operativo com escritas constantes. Fora isto parece-me uma excelente solução para transformar o Raspberry com o Raspbian num verdadeiro computador Desktop.

6 comentários:

  1. Hi nuno,
    I got the same ssd and a pi3B. Did you try to boot on USB by changing program_usb_boot_mode=1 ?

    ResponderEliminar
  2. No because i use Pi4, and usb boot mode is disable for now.

    ResponderEliminar
  3. Comprei este mesmo ssd usb no aliexpress porém meu Raspberry pi 3 b+ não o leu, não deu boot. Que frustação. :(.
    A ideia era usar com Home Assistant, funcionou em um pendrive comum. mas nada como o FS200. Não lê nem como FAT32.
    Tem alguma idea de com fazer funcionar no RPI3?
    um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tenho metade do teu problema. ESte disco não funciona "ainda" como boot directo sem scdard no Raspberry Pi 4 (ou 3). Isto tem a ver qualquer coisa com os drivers sata.

      No entando se usares por exemplo o boot no sdcard e o sistema (segunda partição) neste disco deverá funcionar de certeza. Outra coisa se formatares noutro formato ntfs, fat32 ou ext4 tb funciona o meu funciona.

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta, Depois que formatei no tablet Samsung, ele passou a ser lido na smarth TV e Cia.
      Por começo a busca de como dar boot pelo sdcard e ler o sistema no pendrive SSD?

      Eliminar
  4. Podes sempre deixar a partição boot no sdcard e depois moves a partição / que é onde esta o sistema de ficheiros do Raspberry OS para o disco/pen USB. É preciso depois alterares o ficheiro cmdline.txt que esta na partição boot do sdcard com a instrução para a penUSB.

    Uma pesquisa na web e encontras isso facilmente. Vais notar de pois que no disco usb e tudfo mais rapido, vale bem a pena.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: